16ª Expovale movimenta e consolida Juazeiro como referência na caprinovinocultura

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária – ADEAP

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária – ADEAP

Realizada no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, a 16ª edição da Expovale teve início na quarta-feira (3) e segue até o próximo domingo (7). Considerada uma das maiores exposições de caprinos e ovinos da região do Vale do São Francisco, a feira celebra a força da caprinovinocultura, reunindo criadores de diferentes cidades, estudantes e técnicos em um espaço de aprendizado, negócios e valorização dessa cultura tão importante para a cidade.

A programação é diversificada e inclui exposição de animais, torneio leiteiro, palestras, cursos e workshops voltados a criadores, estudantes e instituições, fortalecendo a integração entre tradição, inovação e formação profissional.

O presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (Accossf), e um dos idealizadores da exposição, Salvador Júnior, celebrou o sucesso da edição e evidenciou a importância do apoio da gestão municipal no evento. “Estamos muito felizes pela adesão dos criadores de Juazeiro e da região. Temos diversas cidades participando, mostrando a força que Juazeiro tem para as atividades da caprinovinocultura. Agradeço à gestão municipal que apoiou esse evento e, com certeza, isso abre portas para realizarmos um evento ainda maior no próximo ano”, destacou.

Entre os criadores presentes, seu Manoel Araújo se destacou pela empolgação e comprometimento. Entre uma piada e outra, o criador contou da sua dedicação de longa data à atividade e o prazer de participar mais uma vez. “Amanhece o dia eu vou para a roça, saio de madrugada, dou comida, dou água, cuido com muito cuidado. Quando tem exposição, eu venho e participo, trago meus animais. Participo de todas as feiras que têm, e está tudo beleza aqui”, contou entusiasmado.

A Expovale também é espaço de aprendizado. Estudantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) participaram ativamente da programação, auxiliando na organização das atividades técnicas. Júlia Araújo, estudante e também criadora, detalhou um pouco das atividades desenvolvidas e da sua experiência. “Nosso trabalho na Expovale está sendo o de prestar assistência técnica na pista de julgamento, auxiliando os juízes e os criadores. Além disso, buscamos conhecimento, acompanhamos simpósios e participamos com nossos próprios animais, que já foram premiados aqui no ano passado”, disse.

Para quem está vivenciando a feira pela primeira vez, a experiência também tem sido enriquecedora. Sara Cavalcante, estudante do curso técnico em Veterinária, destacou o aprendizado prático. “Essa feira é uma ótima oportunidade. É muito bom poder analisar os animais, participar dessa vivência. Essa foi a primeira vez que vim conhecer e estou muito satisfeita com tudo que vi até agora”, explicou.

O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Rural, Ailton Batista, ressaltou a relevância da feira para a economia e para o fortalecimento do setor. “A Expovale é um patrimônio da nossa região, ela valoriza o trabalho dos criadores, movimenta a economia e, nesta edição, mostra a força de Juazeiro como referência na caprinovinocultura”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Juazeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima