
Ações educativas nas principais vias da cidade, com destaque para atividades direcionadas aos motociclistas, empresas e escolas da sede e da orla do município. Assim foi marcada a 1ª Semana Municipal do Trânsito de Camaçari, que visa promover conscientização e responsabilidade coletiva no âmbito da mobilidade. Nesta sexta-feira (18), a iniciativa foi encerrada durante cerimônia no auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Gonçalo Muniz, localizado na Gleba C.
Com o tema “Semeando educação e salvando vidas”, a atividade, promovida pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), através do Projeto Trânsito Compartilhado que amplia o calendário de ações voltadas à segurança viária em todo o país. Ao todo, quatro inspetores da PRF deram suporte aos agentes da STT, alcançando cerca de 1.000 pessoas, com foco especial na prevenção e redução dos acidentes e da violência no trânsito.
O Hospital Geral de Camaçari (HGC) também integrou a série de visitas, conforme lembrou o diretor-superintendente da STT, Edmilson Sousa. “Por meio da ação no HGC, levamos uma mensagem de acolhimento e conscientização às vítimas de acidentes de trânsito internadas na unidade de saúde, mobilizando ainda outros pacientes e profissionais que atuam no equipamento”, iniciou.
Edmilson Sousa também acrescentou que a iniciativa é histórica. “Vivemos um marco na nossa cidade, apesar de já termos lei regulamentar. Mas, não era dada a devida atenção ao tema. Esse ano, junto com a PRF e a Secretaria de Educação [Seduc] pudemos colocar esse projeto em prática. Lembrando que a atuação da autarquia não se restringe apenas a esta semana, ela vem reforçar o que já desenvolve ao longo das diversas ações que visam promover um trânsito mais seguro, com munícipes mais conscientes, desde a fase escolar”, finalizou o gestor.
Presente no evento, o prefeito Luiz Caetano, parabenizou a atuação da STT, validando o empenho de cada agente. “Nosso caminho não é o da repreensão, mas, sim, da educação e da orientação de prevenção e acolhimento. E é isso que estamos vendo com o trabalho da STT nessa ação tão necessária. E aqui, quero também reforçar o nosso cuidado com os agentes da autarquia, que estão diariamente nas nossas ruas, dialogando diretamente com a sociedade”, afirmou.
O coordenador-geral de Segurança Viária da PRF, Jeferson Almeida Moraes, celebrou a unidade com o município. “É sempre uma alegria estarmos aqui em Camaçari, fortalecendo a educação no trânsito da cidade e fomentando o debate sobre os principais problemas, além de também contribuir com a formação dos motoristas do presente e principalmente do futuro. Posso dizer que Camaçari evoluiu consideravelmente e agora colhe frutos de uma sementinha que foi plantada anos atrás”, disse.
Para o titular da Secretaria de Educação (Seduc), Márcio Neves, a parceria entre órgãos e secretarias é a base do resultado promissor. “Quando a Seduc foi convidada para participar dessa semana tão importante, logo pensamos na elaboração do planejamento pedagógico. Esse momento diz que não temos condições de educar a sociedade sozinhos. É preciso união para trazer realmente a paz e o equilíbrio que farão a sociedade evoluir de verdade”, contou.
Na cerimônia desta sexta-feira, as autoridades municipais, entidades, estudantes e demais integrantes da sociedade civil, contaram com três palestras educativas, a exemplo da “Tríade da Segurança Viária – Educação em Foco”, ministrada pelo major Jorge Lopes, primeiro da Polícia Militar da Bahia (PMBA) a possuir a qualificação inédita no curso de Fiscalização de Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros – 2025, ofertado pela PM do Estado do Paraná (PMPR).
Ao longo do evento, a STT revelou que entre as demandas futuras nas unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino, está a chegada da Van Sensorial 360°, equipada com óculos de simulação de embriaguez; plataforma de impacto com cinto de segurança; tapete interativo de trânsito; simulador de capotamento em tela 360°; totem de realidade aumentada; simulador de direção para crianças; espaço sensorial de acústica urbana; e cabine de sensações de risco.
Fonte: Prefeitura de Camaçari