
Reportagem: Eduardo Santos/Secom PMS
Na esteira das celebrações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho, o Parque Social realiza, no próximo dia 31, a segunda edição do Afro Parque. O evento, que nesta edição traz como tema “Colcha de Retalho: Costurando Histórias, Vidas e Afetos”, acontece na sede da instituição, no Parque da Cidade, no Itaigara, das 13h às 17h. As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://forms.gle/EHa244yoFx1KsnML7 .
A programação tem início às 13h, com acolhimento e boas-vindas. Em seguida, às 13h30, ocorre a palestra “Compartilhamento: Trajetórias e Experiências Pessoais”. Mais tarde, às 14h15, será a vez do bate-papo “Costura como Ancestralidade e Resistência”, que terá como mediadora a empreendedora Marcela Santos, da incubadora In Pacto. Às 15h acontece a palestra “Costura criativa e sustentável”, com a designer de moda Luciana Galeão.
As oficinas acontecem simultaneamente, a partir das 15h30, e abordam as temáticas “Turbantes – Estética Ancestral”; “Costura de Axé – A Arte da Continuidade”; e “Exposição Interativa: Linha que Conecta”. O encerramento do encontro está previsto para acontecer às 16h30, com a apresentação de uma colcha confeccionada durante o encontro.
De acordo com a diretora do Parque Social, Sandra Paranhos, o evento faz parte do calendário anual do Parque Social, e enaltece a mulher negra, fortalecendo as narrativas de resistência, ancestralidade e protagonismo feminino. “Neste encontro elas poderão compartilhar suas conquistas no mundo do afroempreendedorismo, por meio de iniciativas apoiadas pela IN PACTO, Incubadora de Negócios Sociais do Parque Social, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador”, afirma.