3ª edição do Conacomp ressalta comunicação como ativo estratégico e instrumento de engajamento social

Palestras de Gabriela Wolthers e Jorge Duarte abriram o evento que reúne comunicadores do MP brasileiro em Salvador

A 3ª edição do Congresso Nacional de Comunicadores do Ministério Público (Conacomp) foi aberta nesta quarta-feira, 27, em Salvador, destacando a comunicação como eixo central para a credibilidade e o fortalecimento da relação entre o Ministério Público e a sociedade. O encontro reúne, até sexta-feira, 29, profissionais de comunicação de todo o Brasil no auditório do MP da Bahia, com o tema “Comunicação Estratégica e Integrada na Conexão entre MP e Sociedade”.

A primeira conferência foi ministrada por Gabriela Wolthers, sócia-diretora da FSB Comunicação – maior agência de comunicação da América Latina – que ressaltou que a comunicação deve ser encarada como ativo estratégico. “Mais do que divulgação ou assessoria de imprensa, ela representa reputação e credibilidade, pilares de sustentação institucional”, destacou.

Na sequência, o presidente da ABCPública, Jorge Duarte, defendeu a comunicação pública como uma gestão estratégica e intencional, guiada por princípios e voltada ao interesse coletivo, da população. Segundo ele, a comunicação deve orientar, engajar e garantir a participação cidadã, fortalecendo políticas públicas e a confiança social.

Ainda no evento, as autoridades presentes reforçaram a importância da integração comunicacional no Ministério Público. A procuradora-geral de Justiça Adjunta da Bahia, Norma Cavalcanti, representando o chefe do MP baiano, Pedro Maia, enfatizou a necessidade de construir uma linguagem única, incorporando recursos tecnológicos para ampliar o diálogo com a população. Já a promotora de Justiça Patrícia Medrado, secretária executiva do grupo de comunicação do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), ressaltou que a transparência na comunicação institucional é essencial para a garantia da democracia.

O congresso segue até esta sexta-feira com oficinas voltadas para inteligência artificial, comunicação interna e palestras sobre estratégias digitais para a comunicação pública e como romper barreiras no diálogo com a população. O evento contou com apresentação percursiva de adolescentes do Projeto Axé na abertura.

Programação

O evento segue nesta quinta-feira, dia 28, com as oficinas realizadas pelo pesquisador em democracia digital e presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Lucas Reis; e a jornalista Clarisse Furlani, gerente de Comunicação Interna da Petrobras.

Na sexta-feira, último dia do congresso, o papo sobre Rede Sociais será conduzido por Gabriela Comazzetto, que liderou a operação do Tik Tok for Business na América Latina, e o publicitário e diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Salvador, PV Bispo. Eles vão abordar estratégias digitais para a comunicação pública no ambiente das redes sociais, como Insta e Tik Tok. O encerramento do evento, com o tema “Comunicação que rompe barreiras”, trará o jornalista, cronista e documentarista Marcelo Canellas.

Sobre o evento

Em 2025, o Conacomp está sendo realizado por meio do Ministério Público do Estado da Bahia, Fórum Nacional de Gestão e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), via Comitê de Políticas de Comunicação (Cpcom), com apoio do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), por meio do Grupo Nacional de Comunicação (GNCom), presidido pelo chefe do MP baiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima