Ginásio Santanópolis: Aureo Oliveira Filho inaugura obra educacional

Dentista, professor, político, sobretudo um cidadão preocupado com a juventude e o seu futuro, Áureo de Oliveira Filho implantou o Ginásio Santanópolis, dando um novo rumo à Educação em Feira de Santana, dotando-a também do maior cinema do interior. Na Câmara de Vereadores e na Assembleia Legislativa, marcou atuação em defesa de causas sociais, sempre elegante, com bela oratória em timbre peculiar.

Inteligente, dotado de visão futurista e sábio empreendedor, o feirense Áureo de Oliveira Filho desempenhou importante papel na comunidade como dentista, professor, educador e político, tendo a seu favor ainda a sensibilidade de incentivar a juventude no estudo, mediante implantação do Ginásio Santanópolis que – mesmo sendo uma instituição privada – teve essencial importância no desenvolvimento educacional da região. Ele ainda propiciou lazer à cidade, através do Cinema Santanópolis, que foi o maior do interior do estado.

Filho do feirense Áureo Olímpio de Oliveira e da jovem de origem libanesa Catarina Oliveira, Áureo, nascido em 11 de agosto de 1902, teve como irmãs Edelvira e Hermengarda Oliveira. O pai, “seu” Áureo, era dentista prático e desenvolvia a atividade profissional de forma itinerante, deslocando-se por várias cidades baianas. Em muitas ocasiões era acompanhado pelo filho, ainda muito jovem, que logo aprendeu a arte da prótese dentária.

Em Itaberaba ele conheceu a jovem Palmyra Mascarenhas Sampaio, com a qual se casaria em Salvador aos 24 anos de idade, em 1926. Pouco depois iniciou os estudos na Faculdade de Odontologia na capital baiana, formando-se com 31 anos de idade, em 1933, quando decidiu retornar à cidade princesa. Excelente orador e com formação superior, além da odontologia passou a exercer o magistério no Ginásio Donato de Souza, estabelecimento privado – o primeiro do gênero em Feira de Santana –, que logo desapareceu.

Percebendo assim a necessidade da juventude de toda a região, Áureo Filho projetou e, em pouco tempo, inaugurou, na Avenida Getúlio Vargas, próximo à Prefeitura Municipal, o Ginásio Santanópolis, onde está o prédio do Hotel Caroá e o estacionamento de veículos em derredor. Por muito tempo foi um exemplo na área educacional, praticamente insuperável no estado pela sua organização, com professores de reconhecida mestria nas suas áreas de ensino ou especialidades, cuidadoso trato na área cultural e na prática esportiva, além de manter uma fanfarra que incluía instrumentos como a harpa, incomum em se tratando desse tipo de grupo musical.

No esporte, além do futebol de campo, basquetebol, voleibol e futebol de salão (hoje futsal), havia o atletismo. Era diretora do Ginásio Santanópolis Edelvira Oliveira, a rigorosa professora de Português conhecida como “professora Catuca”, irmã de Áureo. Sua outra irmã, Hermengarda, também exercia o magistério. No final da década de 1950, para ser exato em 1958, com marcante empreendedorismo, Áureo Filho inaugurou o Cine Santanópolis, localizado na Avenida Senhor dos Passos, onde hoje funciona a Lojas Americanas, o maior do interior baiano, com 1.500 poltronas.

Alto, elegante, sempre bem trajado, com timbre vocal compatível, Áureo de Oliveira Filho também se destacou na política partidária como participativo vereador na Câmara Municipal de Feira de Santana e, posteriormente, na Assembleia Legislativa, como deputado estadual, mantendo-se atuante durante três mandatos, com uma atuação enérgica em defesa das causas sociais, com ênfase especial em favor da Educação e dos profissionais do Magistério. Faleceu em 1976, aos 74 anos de idade.

Por Zadir Marques Porto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima