Castramóvel realiza 20 atendimentos no Vila Bonita nesta sexta-feira. Serviços continuam amanhã

O Castramóvel chegou ao Residencial Vila Bonita, nesta sexta-feira (18). Desde o início da manhã, a população foi em busca de atendimento para os cães e gatos, na sede da Associação de Moradores, situada na Rua 9. Neste primeiro dia, o Castramóvel realizou 20 atendimentos, sendo 18 castrações. A ação, que também contempla os moradores do Vila Sul, será realizada até este sábado (19), a partir das 9h.

A unidade de atendimento móvel já percorreu diversos bairros e localidades rurais e, pela primeira vez, está no Vila Bonita. A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, destacou esses dois anos de projeto, somando o trabalho do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa) e o Castramóvel, os quais têm facilitado o acesso gratuito à castração de cães e gatos.

“A realização da castração é um trabalho extremamente importante para o município, é uma política pública de controle populacional que a gente tem feito. Juntando o Casa e Castramóvel, a gente está se aproximando de 4 mil castrações. Já é um número grande, mas a gente está se esforçando para aumentar ainda mais esse quantitativo, sempre levando o serviço aos bairros mais necessitados”, declarou a secretária. “Muitas vezes também, a gente tem percebido que moradores têm trazido os animais comunitários, e isso é importantíssimo, que são aqueles animais que moram na rua, mas que a comunidade abraçou e cuida”, completou Ana Cláudia.

O morador Eveton Gomes e o filho Filipe, de 9 anos, levaram o gatinho Max, de 1 ano, ao Castramóvel. Everton comentou que já queria castrar o felino, mas estava sem condição financeira para realizar o procedimento. “Já faz um tempo que eu estava querendo levar o gato para castrar, só que a gente não tinha condição financeira de fazer isso, então esse projeto ajuda muita gente aqui, porque às vezes é caro, né? E não precisei ir longe. Eu estava até me perguntando como é que eu ia fazer pra castrar o gato, então veio na hora certa”, agradeceu o morador.

Para serem submetidos ao procedimento, os pets precisam estar em jejum de 12 horas de comida e 2 horas de água. Após a avaliação da equipe da Semma, serão castrados os gatos machos e fêmeas e os cães machos. Já as cadelas são encaminhadas para o procedimento no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa).

A jovem Maria Vitória de Jesus também estava na expectativa de castrar a gatinha Iris, de 7 meses. “Aqui eu vi uma oportunidade, porque castrando vai ficar mais calminha, pois ela é muito arisca”, declarou.

Carla Alessandra Andrade também esteve neste primeiro dia de atendimento para castrar o gatinho Bartollo, de 1 ano e 5 meses. Ela aproveitou a oportunidade para agradecer pela castração gratuita e pelo fato de o procedimento ser levado para mais perto dos moradores.

“Eu gostei, porque eu já queria levar ele pra castrar, porque ontem mesmo ele sumiu o dia todo. Ele faz parte da família e foi importante a castração, pra ele ficar mais em casa, não pegar doença também. Eu peguei as recomendações tudo direitinho. Se eu já tinha cuidado, agora então vou dobrar a atenção”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima