
O protagonismo da agricultura familiar na produção de cacau e chocolates na Bahia é o grande destaque do Chocolat Festival Bahia 2025, evento internacional que acontece até domingo (20), em Ilhéus.
Com opções veganas, orgânicas e com alto teor de cacau, o festival evidencia a produção cada vez mais diversificada de derivados do cacau, fruto dos investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que vão desde a base produtiva até a comercialização.
O gerente comercial da marca Bahia Cacau, da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), comemora os avanços na comercialização da cooperativa, que participa mais uma vez com sucesso do festival.“É um evento que gera bons resultados comerciais e amplia a visibilidade da marca, mostrando que a Bahia continua sendo a terra do cacau e do chocolate no Brasil. Hoje, a Bahia Cacau conta com três pontos comerciais, e nosso faturamento saltou de R$ 600 mil, em 2019, para R$ 4,5 milhões em 2023. Isso mostra que inovar e investir na cadeia do cacau foi uma decisão acertada”, afirmou.
O Chocolat Festival Bahia 2025 segue até este domingo (20), no Centro de Convenções de Ilhéus, com entrada gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.