
Com o objetivo de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito causados pela combinação de álcool e direção, a Lei Seca, que foi implementada em 2008, completa hoje (19), 17 anos.
Oficialmente conhecida como Lei nº 11.705/2008, a Lei Seca alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para endurecer as punições a quem dirige sob influência de bebida alcoólica. Uma das suas principais mudanças foi a redução para zero o teor de álcool detectado no sangue do condutor, ou seja, não há mais margem de tolerância para álcool, seja para o motorista ou motociclista.
Além do bafômetro, vídeos, fotos e testemunhas podem ser usados como provas para comprovação da embriaguez.
Dirigir sob efeito de álcool é crime de trânsito, o condutor recebe multa gravíssima no valor de R$ 2.934,70, suspensão da carteira nacional de habilitação (CNH) e em caso de reincidência no intervalo de 12 meses, a multa é dobrada, podendo levar a prisão.
A Lei Seca tem contribuído para redução de acidentes e mortes no trânsito, e é considerada um marco na segurança viária.
A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro, busca conscientizar a população sobre os riscos da combinação de álcool e direção. A AMTT orienta que, se for sair e beber, procure outros métodos de locomoção como transporte público, táxi/mototáxi, motorista por aplicativo ou mesmo um amigo que não bebeu e seja o motorista da rodada, sobretudo nesse período de festas juninas. Curtam com responsabilidade, resguardando a sua vida e a dos demais cidadãos, evitando acidentes de trânsito.