
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/SEDES realizou uma série de mobilizações em Juazeiro nesta sexta-feira (13), com a proposta de conscientizar a população sobre os impactos do trabalho infantil. As ações foram pensadas em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado na última quinta-feira (12).
A programação contou com Pit Stop em três pontos movimentados da cidade: no semáforo da Praça Dedé Caxias, na Rua da 28 e na Avenida Raul Alves. Durante a atividade, foram distribuídos materiais informativos e realizadas abordagens educativas com o objetivo de sensibilizar motoristas e pedestres sobre os direitos das crianças e adolescentes, e a importância de garantir uma infância protegida.
“É importante para a criança estar na escola, estudar e brincar. Então, preservar esse cuidado com nossos filhos e netos é muito importante”, destaca Maria de Lurdes, moradora do projeto Mandacaru I.
Atividades de mobilização também foram realizadas em escolas públicas do entorno do Centro de Referência de Assistência Social/CRAS Tabuleiro. A ação buscou levar conscientização a estudantes e a comunidade escolar sobre os riscos e consequências do trabalho infantil, reforçando a importância de garantir uma infância protegida e com acesso à educação de qualidade.
As iniciativas reforçam o compromisso da SEDES com a erradicação do trabalho infantil e com a promoção de políticas públicas voltadas à proteção da infância. “É fundamental que a sociedade compreenda que lugar de criança é na escola, brincando e se desenvolvendo plenamente. O trabalho infantil priva meninos e meninas de seus direitos mais básicos”, destaca o secretário da Sedes, Igor Luiz.
O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil é uma data instituída para alertar sobre os riscos e prejuízos causados à infância por atividades laborais precoces, e reforça o papel de toda a sociedade na luta pela garantia dos direitos da criança e do adolescente.