
Nesta sexta-feira (25), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/SEDES de Juazeiro recebeu a comitiva da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia /SJDH e do Grupo de Apoio à Prevenção e Assistência a AIDS/GAPA, organização da sociedade civil responsável pela execução do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT/CPDD LGBT. O equipamento será implantado na cidade com um investimento estadual de quase R$ 2 milhões.
Nos dias 24 e 25 de julho, foram realizadas reuniões com a gestão municipal, secretarias, órgãos estaduais, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e Executivo para apresentar o novo equipamento e construir fluxos de atendimento, além de fortalecer a integração da rede de proteção à comunidade LGBT de Juazeiro e região.
O CPDD LGBT funcionará como um serviço de portas abertas, com atendimento multiprofissional composto por psicólogos, assistentes sociais e assessoria jurídica. A coordenadora do CPDD LGBT, Keila Simpson, destaca a importância do equipamento: “O centro é um serviço meio, não um serviço fim, onde se interliga a rede e se faz a rede acontecer. Todas as pessoas que acessarem o CPDD LGBT, aqui em Juazeiro ou em Salvador, serão encaminhadas para a rede de proteção, garantindo acolhimento e atendimento adequado.”
O coordenador de políticas LGBT da SJDH, Augusto Oliveira, enfatizou o pioneirismo de Juazeiro: “Juazeiro será o primeiro município do interior da Bahia a receber o CPDD LGBT e será o ponto de estudo e observação para analisar o funcionamento do equipamento no interior do estado e nas regiões próximas, especialmente o território Sertão do São Francisco. A experiência servirá para aperfeiçoar e ampliar esse modelo para todos os territórios de identidade da Bahia”.
A previsão é que o Núcleo Regional do CPDD LGBT seja inaugurado ainda em 2025, oferecendo atendimento regionalizado que contemplará municípios vizinhos. O coordenador de Diversidade da SEDES, Alexandre Santos, reforça o compromisso da secretaria.
“Receber o CPDD LGBT em Juazeiro representa um avanço significativo na garantia dos direitos da população LGBT no interior da Bahia. Estamos empenhados em fortalecer essa rede de proteção e acolhimento, garantindo que todas as pessoas tenham acesso a serviços que respeitem suas identidades e promovam sua dignidade”.