
A Ilha do Fogo foi palco, neste sábado (26), de uma ação inédita de integração em saúde entre as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A iniciativa, que reuniu profissionais, gestores e população dos dois municípios vizinhos, promoveu uma manhã de cuidados, informação e acolhimento, com foco na prevenção e no bem-estar da população.
Com o tema “Saúde que Conecta: Uma ponte de cuidados entre pessoas e territórios – De Petrolina a Juazeiro-><- de Juazeiro a Petrolina, de margem a margem, somos ponte: Pela Saúde de todas e todos”, a ação contou com a presença do Zé Gotinha, símbolo nacional das campanhas de vacinação, além dos secretários de Saúde Helder Coutinho (Juazeiro) e João Luís Barreto (Petrolina), e do vice-prefeito de Petrolina, Ricardo Coelho.
A ação integrada também abriu espaço para um momento especial promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro, por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária e com apoio da Diretoria de Saúde Mental. Com foco no cuidado, na cultura e na cidadania, a atividade trouxe à Ilha do Fogo uma programação voltada à promoção da saúde mental e à valorização da vida. O público pôde participar de ações de Redução de Danos, rodas de escuta e acolhimento aos usuários, além de conhecer de perto os serviços ofertados pelo CAPS AD III, Consultório na Rua e o programa Corra pro Abraço. Durante a programação, foram oferecidos ainda serviços como vacinação, testagem rápida, atividades de promoção à saúde, distribuição de materiais informativos, auriculoterapia, práticas corporais e culturais.
Larissa Laiane aproveitou a oportunidade para se vacinar contra a gripe e participar da apresentação cultural. Para ela, a iniciativa simboliza o cuidado coletivo. “Essa integração mostra que, quando a saúde é tratada com união, quem ganha é a população. Fiquei feliz em poder me proteger e ainda participar de uma atividade tão bonita e animada. Estão todos de parabéns”, destacou.
O secretário de Saúde de Juazeiro, Helder Coutinho, ressaltou a importância da parceria entre os municípios. “Essa ação representa um marco na relação entre Juazeiro e Petrolina, que compartilham o mesmo território simbólico, cultural e humano. Estamos quebrando barreiras e fortalecendo pontes, não só físicas, mas de cuidado e proteção com as pessoas. Saúde pública se faz com união e hoje demos um exemplo vivo disso”, afirmou.
A “Tenda do Movimento” funcionou como espaço livre de expressão e acolhimento, e a tradicional Roda de Samba encerrou o encontro em clima de celebração, resistência e pertencimento. A ação fortalece as políticas públicas de saúde, com a valorização do território compartilhado pelas duas cidades, mostrando que, quando se trata de cuidar de vidas, não existem fronteiras.