
O futevôlei é um esporte cada vez mais comum nas praias da Bahia, mas além de brincadeira, a modalidade é palco de grandes competições. A Copa FutWoman vai reunir cerca de 150 mulheres na Arena Praiana, no bairro Jardim de Armação, em Salvador, para curtir um evento voltado para elas neste sábado e domingo, 26 e 27, a partir das 08h da manhã e com jogos até às 20h.
O torneio vai reunir atletas com idades desde os 14 anos até as que possuem mais de 50 distribuídas em quatro categorias – iniciante, amador, amadora com profissional e profissional. Entre as participantes são esperadas inclusive destaques nacionais vindos de outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Manaus e claro, grandes nomes da Bahia.
Uma das idealizadoras do evento, Luana Aguiar, reforça a importância de ter um espaço como esse voltado para mulheres no âmbito esportivo. “A Copa Futwoman é sobre valorizar as mulheres no esporte, abrindo portas para todas as idades e categorias. Esse é um esporte majoritariamente masculino, em que a valorização das mulheres é escassa, com premiações baixas. É importante mostrar que as mulheres são capazes de estarem em qualquer lugar e que sabem brilhar muito bem em todos os esportes”, diz.
Ela ressalta ainda que é importante que mais empresas entendam a importância de valorizar mulheres no esporte e fomentar essas experiências. Diante desse cenário de dificuldade para se encontrar patrocínios especialmente para o esporte feminino, Luana reforça a importância do apoio da Sudesb para a realização do evento.
Está é a segunda edição do evento este ano e a expectativa da organização é que outra etapa aconteça em setembro e a última em outubro.