Secretaria Municipal de Educação lança projeto de valorização profissional e melhoria contínua dos serviços

A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Gestão de Pessoas, lançou oficialmente, no último sábado, o Projeto “RH em ação: Formação e Valorização”. O evento aconteceu no Centro Municipal de Formação Profissional Prof. Raymundo Vianna e teve a participação especial do Coral da Juventude Adventista Conquistense. Todas as coordenações foram homenageadas pelo trabalho realizado no primeiro semestre.

O objetivo principal do projeto é promover formação continuada aos servidores da Smed, com vistas ao aprimoramento profissional e melhoria da qualidade dos serviços ofertados à sociedade. Também pretende contribuir para o desenvolvimento do servidor, como profissional e cidadão, e capacitar o servidor para o desenvolvimento de ações e de gestão pública, e para o exercício de atividades de forma articulada com a função social desta instituição.

De acordo com o coordenador Sídney Soares Silva, a Smed tem 200 funcionários na secretaria e mais de 4.700 no geral. “Estamos iniciando um projeto de formação, fechando o primeiro semestre, e valorizando o nosso pessoal, que está ali no dia a dia. Pretendemos fomentar as ações da Smed para, lá no final, termos um resultado de aprendizado. Lembramos que não é um projeto somente para o administrativo. Nas próximas etapas, auxiliares de serviços gerais e vigilantes também participarão. Vamos alcançar até os que estão na escola”, afirmou.

O secretário da Smed, Edgard Larry, destacou que os servidores passam a maior parte do tempo uns com os outros no ambiente de trabalho. “É importante compreender a capacidade de espírito cooperativo. O que está acontecendo hoje é fundamental, pautado em sensibilidade, vontade, respeito, resiliência, humildade, na capacidade de pacificar e não fustigar o conflito, as discórdias”, disse.

Na sequência, Larry relacionou algumas atitudes fundamentais de liderança, começando por assumir um papel mais forte e estar com sua equipe, além de desenvolver um planejamento contínuo, agir com leveza e estabelecer estratégias e processos, adotar novos procedimentos de controle e atendimento, evitar a cultura da vitimização, capacitar a equipe, adequando as demanda, e realizar avaliações permanentes do que se faz.

Participando do evento, o coordenador municipal da Alimentação Escolar, Rodrigo Gigante, afirmou ser muito interessante a proposta da Coordenação da Gestão de Pessoas. “Assim como nós da merenda escolar éramos vistos apenas como entregadores de alimentos e mudamos essa visão, a Gestão de Pessoas era vista apenas como solucionadora de conflitos e problemas. Essa proposta de ser mais atuante com capacitações e formações, motivando o servidor, é ótima porque mostra que a Smed está em evolução crescente. Essa capacitação ajuda a motivar o servidor. E, para o servidor capacitado e motivado, o céu é o limite para o sucesso”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima