
A Prefeitura de Vitória da Conquista recebeu um grupo de 50 estudantes da Escola Maria Salomé em visita ao Paço Municipal. O vice-prefeito Aloiso Alan Fernandes recepcionou as crianças no Memorial Murilo Mármore, onde elas puderam conhecer a galeria dos ex-prefeitos da cidade e saber um pouco da história de alguns deles.
O vice-prefeito expressou satisfação em receber as crianças, destacando a alegria e a inocência que elas trazem. “Quando as crianças chegam, trazem aquela alegria à Prefeitura. É muito gratificante receber os alunos, porque aqui eles começam a perceber realmente o papel do cidadão em nossa sociedade, e dessa forma a gente vai preparando-os para o futuro”, afirmou Dr. Alan, visivelmente à vontade e respondendo a todas as perguntas. Ele ainda citou que uma das crianças, um dia, poderá ter a foto na galeria.
A coordenadora do Instituto de Educação Maria Salomé, Alessandra Fagundes, ressaltou o orgulho que a instituição tem em manter esse projeto há mais de 20 anos. “A gente conhece Vitória da Conquista, a parte histórica, cultural, a parte também de serviços e os alunos também leem o livro de Ana Emília que fala de Vitória da Conquista. Todo ano somos muito bem recebidos aqui na Prefeitura”, explicou Alessandra. Ela também mencionou o entusiasmo particular das crianças este ano, muitos deles mencionando a atual prefeita, Sheila Lemos, que está em viagem e por isso não pôde recepcioná-los como aconteceu em outros anos.
A visita proporcionou conhecimento sobre a história e a gestão municipal, e também inspirou os pequenos a sonharem sobre o seu papel na sociedade. A estudante do terceiro ano, Sofia Guimarães Paulina, de sete anos, compartilhou suas impressões sobre a visita. “Eu achei os quadros bem interessantes, principalmente porque só tem uma prefeita”, disse Sofia. Ao ser questionada sobre se isso a inspirava como menina, Sofia respondeu com um sonoro “Sim!”, e revelou seu sonho para o futuro: “ser advogada”.
Por meio do projeto “Vitória da Conquista, prazer em conhecer”, os estudantes também vão conhecer museus, igrejas, feiras e outros espaços da cidade, a exemplo da Praça Tancredo Neves e da Casa Memorial Régis Pacheco.