Prefeitura promove nova semana de formações para servidores escolares

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), está promovendo mais uma semana de formações no Centro Municipal de Educação Professor Raymundo Vianna, com o objetivo de aprimorar a prática pedagógica dentro da sala de aula e proporcionar um melhor aprendizado aos alunos.

Durante toda a semana, está ocorrendo a capacitação dos servidores que atuam na Educação Infantil – monitores, gestores, professores e coordenadores. Os trabalhos envolvem a avaliação na educação infantil, o registro e a documentação pedagógica.

Ao longo da formação, foi realizada uma atividade ao ar livre com os professores, que também poderá ser executada nas escolas na recepção aos alunos. “Nós defendemos que as crianças precisam de movimento, de atividades fora da sala de aula, independentemente do espaço da instituição”, diz a coordenadora Júlia Alves. “Então, na rotina da Educação Infantil, a orientação do Núcleo Pedagógico é que as crianças sempre participem destes tipos de atividades que proporcionam desenvolvimento da coordenação motora, integração, interação com o outro, criança com criança e criança com professor, e a parte brincante que é o principal da Educação Infantil”, acrescenta Júlia.

Para a professora de Educação Infantil Carla Jamile, que atua na Creche Conveniada Lar da Criança Meimei, é sempre importante participar das formações. “Agrega muito nas nossas aulas. Tudo que aprendemos, aplicamos em sala de aula. Vem ampliando nossa visão para colocar na nossa rotina, no dia a dia”, observa a professora.

Outra formação da semana está acontecendo com os instrutores das oficinas, que vão desenvolver o trabalho no contraturno das escolas de tempo integral. Nesta quarta-feira (30), foi a vez dos instrutores de xadrez. Inicialmente foram abordadas quais são as atribuições do instrutor e do monitor que trabalha com as oficinas. “Vamos fazer formação mensal com eles das modalidades esportivas, artes, jogos matemáticos, leitura e produção textual”, conta a coordenadora pedagógica Juliana Borges. “Hoje está acontecendo de xadrez. Vai ficar fixo todas as terças-feiras, no matutino, até dezembro. Eles vão aprender o xadrez do zero e vão poder reproduzir lá com os alunos da Educação Infantil até o 5º ano”, relata ainda Juliana.

Também foi trabalhada a postura profissional. “Afinal de contas, estamos trabalhando com a educação de crianças. Trouxemos algumas dicas de como eles devem conduzir o trabalho na sala de aula”, informa a coordenadora.

O instrutor de xadrez Júlio César afirma que o objetivo é padronizar o ensino de xadrez nas escolas. “Temos uma rede muito grande, mas poucos professores de xadrez. O projeto Xadrez nas Escolas vem para formar novas professores desta modalidade. Foram selecionados alguns instrutores e monitores das escolas, que receberão uma capacitação semanalmente e, depois deste período inicial, vai começar nas escolas”, explica.

Júlio César defende a importância do xadrez para o desenvolvimento das crianças: “Existem vários estudos científicos que comprovam o benefício que o xadrez traz para a criança. Consegue trabalhar concentração, disciplina, foco da criança, além do melhoramento do raciocínio lógico. Então, quando a criança começa a praticar, todos esses benefícios vêm automaticamente”.

Ainda nesta quarta-feira, houve uma formação para gestores, coordenadores e professores das unidades escolares que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Segmento II. Com estes servidores, profissionais da Editora Saber trabalharam com os temas “Habilidades socioemocionais” e “A Educação em uma perspectiva inclusiva”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima