Agosto Dourado: Esaú Matos reforça a importância da amamentação e do cuidado com mães e bebês

O mês de agosto é marcado por uma campanha muito especial: o Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada representa o “padrão ouro” de qualidade do leite materno, essencial para o desenvolvimento saudável dos bebês. Em Vitória da Conquista, o Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação Pública de Saúde, é uma referência nesse cuidado.

A unidade conta com um Banco de Leite Humano, que atua diariamente na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. “Nosso papel é orientar as grávidas e puérperas sobre a importância da amamentação”, explica a coordenadora do Banco de Leite, Orlanda Barreiras.

Orlanda lembra ainda que o Esaú Matos é reconhecido como Hospital Amigo da Criança, título que reforça o compromisso da instituição com o aleitamento materno desde os primeiros momentos de vida. “Aqui, orientamos a equipe para que o bebê seja colocado no peito da mãe logo após o nascimento, na chamada ‘hora ouro’. Além disso, desenvolvemos um trabalho contínuo nas enfermarias orientando e incentivando a amamentação e estamos sempre de portas abertas para atender as mães que enfrentam dificuldades”, ressalta.

Esse cuidado atento e humanizado pode ser percebido no depoimento de Paloma da Silva, mãe da pequena Lorena, nascida no dia 23 de julho com 32 semanas e 4 dias. Mesmo com a prematuridade, Paloma recebeu toda a assistência necessária para iniciar a amamentação mesmo com a filha internada na semi-intensiva. “No início eu fiquei preocupada porque o meu leite não estava saindo. Mas as enfermeiras e técnicas conversaram comigo e me explicaram que era normal, que por volta do quarto ou quinto dia a produção aumentaria. Me ensinaram a fazer massagem e me encaminharam para o Banco de Leite para fazer a estimulação. Agora estou amamentando exclusivamente”, conta.

A importância dessa rede de apoio e orientação é fundamental, pois, como explica a pediatra Maria Amélia, os benefícios da amamentação vão muito além da nutrição: O leite materno é considerado o melhor alimento do mundo. Todos os nutrientes e vitaminas que o bebê precisa estão presentes no leite materno, além dos anticorpos da mãe, que são transferidos por meio da amamentação. Para a mulher, amamentar também traz benefícios, como a redução do risco de câncer de mama e colo de útero, além de auxiliar na recuperação pós-parto”.

Para fortalecer ainda mais esse compromisso, durante todo o mês de agosto o Hospital Esaú Matos realiza atividades educativas e de orientação para gestantes, puérperas e familiares, reforçando que amamentar é um ato de amor, cuidado e saúde. As ações têm início com a Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto, quando a equipe do Banco de Leite promoverá rodas de conversa e momentos de sensibilização no Ambulatório e no Alojamento Conjunto da unidade.

Para mais informações ou orientações, as pessoas interessadas podem procurar o Banco de Leite, que funciona anexo ao Hospital Municipal Esaú Matos, localizado na Avenida Macaúbas, no bairro Kadija, das 8h às 19h. O contato pode ser feito ainda por meio do telefone (77) 3420-6237.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima