
Ciamp discute ações de fortalecimento da política voltada para pessoas em situação de rua
Os integrantes do Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Ciamp) se reuniram, nesta quinta-feira (31), para discutir estratégias e ações de fortalecimento da política pública voltada a esta população. Instituído pelo Decreto nº 22.985/2023, o Ciamp tem como principal missão acompanhar e articular a execução da política municipal para a população em situação de rua, promovendo ações intersetoriais e integradas.
Entre as pautas discutidas, estão a criação de estratégias para inclusão de famílias em situação de rua no programa Minha Casa Minha Vida. Além disso, também foi apresentado o plano de trabalho que será executado nos próximos meses no município com foco na qualificação dos serviços e no aprimoramento do atendimento à população em situação de rua. Esse processo será conduzido pelo professor Luciano Márcio Freitas, que é sociólogo e assistente social com vasta experiência na gestão da proteção social especial e no processo de formação permanente sobre a Política de Assistência Social no Brasil.
Para a diretora de Assistência Social, Irlane Gomes, o espaço de discussão promovido pelo comitê é essencial para a construção de respostas eficazes às vivências nas ruas. “A discussão dessas pautas no Ciamp é fundamental para garantir uma atuação integrada entre os diversos órgãos e instituições, fortalecendo a rede de proteção social e os direitos da população em situação de rua”, afirmou a diretora.
O encontro foi realizado no Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae) e contou com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), Saúde (SMS), Educação (Smed), Cultura (Secult), Mobilidade Urbana (Semob), Política para Mulheres (SMPM), Serviços Públicos (Sesep), Meio Ambiente (Semma), Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Guarda Municipal, além da Defensoria Pública do Estado (DPE), da Paróquia Santa Dulce dos Pobres e da Casa do Andarilho.