Com floração no inverno, beleza dos ipês-rosa chama a atenção nas ruas e praças de Vitória da Conquista

O ipê é uma árvore nativa do Brasil que pode ser encontrada em todas as regiões, tendo grande prevalência na Mata Atlântica, no Cerrado e na Amazônia. Conhecido por sua impressionante floração, o ipê se destaca não apenas pela variedade de suas cores — amarelo, branco, rosa e tons de lilás — mas também pela capacidade de transformar a paisagem ao longo do ano.

Cada variedade de ipê pode florescer em uma época. No final do inverno, por exemplo, quem se destaca é o ipê-rosa, que pode ser avistado de longe “irradiando” a paisagem ao seu redor com o púrpura de seus cachos de flores. Este fenômeno ocorre porque, ao perder as folhas, a copa da árvore fica exposta, permitindo que elas resplandeçam em contraste com a atmosfera mais acinzentada e típica dos dias mais frios.

Com sua beleza inigualável e importância ecológica, o ipê se destaca como um verdadeiro patrimônio natural do Brasil. Em Vitória da Conquista, a promoção do plantio de ipês não apenas embeleza a cidade, mas também contribui para um ambiente urbano mais sustentável e saudável.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) produz mudas através do Herbário Municipal Sertão da Ressaca e as distribui por meio do Programa de Arborização “Conquista Mais Verde”. Embora a variedade “amarelo” seja a mais comum, ipês de outras cores podem ser encontrados em alguns locais por serem frequentemente utilizados na arborização urbana, plantados em praças, como a Tancredo Neves, também em vias, canteiros, áreas verdes e, até mesmo, em calçadas, desde que haja espaço adequado para seu crescimento.

Para adquirir uma muda, os interessados devem se dirigir à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e realizar um cadastro informando onde a planta será colocada. Com a autorização em mãos, é possível retirar a muda no Herbário, situado na Serra do Periperi.

De acordo com o agrônomo do Herbário Municipal, Lázaro Ribeiro, os ipês devem ser plantados em locais ensolarados, com solo bem drenado. Nos primeiros meses, é essencial regá-los de duas a três vezes por semana e aplicar adubo no início da primavera, a exemplo de composto ou húmus de minhoca, para garantir um crescimento saudável.

Ipê é o nome comum dado a árvores do gênero Handroanthus e anteriormente do gênero Tabebuia, nativas da América do Sul, especialmente do Brasil, onde são encontradas em diversas regiões, como Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia.

A palavra “ipê” tem origem na língua Tupi e significa “árvore cascuda”. Este nome popular é utilizado para designar um grupo de nove ou dez espécies que apresentam características semelhantes, sendo reconhecidas por suas flores em diversas tonalidades. Ele ainda pode ser identificado como “pau-d’arco”, “peúva”, “ipé”, “ipeúna”, e “paratudo”.

Embora não seja a árvore símbolo oficial do Brasil, o ipê-amarelo é frequentemente associado ao país devido à sua beleza e ocorrência. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo como a espécie símbolo nacional, consolidando a importância dessa árvore na cultura brasileira.

As flores do ipê atraem uma variedade de polinizadores, especialmente abelhas e beija-flor, que desempenham um papel vital na polinização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima