
Moradores do Simão estiveram na área externa da Unidade de Saúde da Família, nesta sexta-feira (1º), para levar os seus cães e gatos ao Castramóvel. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foram atendidos 21 animais, sendo 19 castrações. Os atendimentos continuam neste sábado (2).
Morador do Simão, Josemar Silva buscou o Castramóvel para fazer o procedimento em Willbert, de 1 ano. Ele disse que pelo tamanho do cãozinho não conseguiria levá-lo para castrar em outro lugar e elogiou a Prefeitura por levar um procedimento tão importante para quem tanto precisa.
“Eu gostei porque já tinha um tempo que eu queria levá-lo pra castrar, ele está em jejum desde ontem para fazer o procedimento. E essa iniciativa da Prefeitura é muito boa, maravilhosa, principalmente para quem não tem condição de pagar, o que a Prefeitura está fazendo é algo maravilhoso, muito bom, está de parabéns”, elogiou o morador.
“O foco do Castramóvel é alcançar esses bairros e principalmente a zona rural. A gente sabe que tem um número muito grande de animais que ficam soltos, então a castração é a melhor alternativa, a gente tenta levar cada vez mais para onde as pessoas não conseguem alcançar esse serviço, a fim de chegar até essas pessoas”, disse a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, ao destacar que, por meio do Castramóvel, a Prefeitura facilita o acesso à castração em cães e gatos, sobretudo nos locais mais distantes do Centro da cidade.
Edvaldo Divo foi outro morador que também aproveitou a chegada do Castramóvel ao Simão. Ele levou o doguinho Dino, de 5 anos, para fazer a castração. “Foi uma decisão de última hora, quando a gente ficou sabendo que vinha aqui o meu filho deu a ideia”, contou.
O Castramóvel continua no Simão neste sábado. Para castrar os animais, os tutores precisam deixá-los em jejum de 12 horas de comida e 2 horas de água. Após a avaliação da equipe da Semma, serão castrados os gatos machos e fêmeas, e os cães machos. As cadelas serão encaminhadas para a castração no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa). Além disso, para o atendimento, os tutores deverão levar RG e comprovante de residência (originais e cópias).