
Corra que ainda dá tempo! Está sendo realizada até as 17h deste sábado (2), em todas as unidades de saúde da zona urbana de Vitória da Conquista, com exceção da Régis Pacheco, além do Centro Cultural Glauber Rocha, o Estádio Municipal Lomanto Junior, Clínica da Unex e o Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica, considerada uma das mais importantes ações de saúde do país, já que a raiva é uma doença considerada 100% letal e a vacina é a forma mais eficaz de prevenção. A ação é voltada para cães e gatos a partir dos três meses de idade.
Promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação acontece em todo o município, mas hoje é exclusivo para a cidade. Na zona rural, equipes volantes visitam as localidades, previamente informadas, para vacinar os animais. O cronograma segue até dia 18 de setembro.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, ao proteger os animais e deixá-los livres da doença também ocorre a proteção dos seres humanos que convivem com eles diariamente. “Trata-se de uma ação de grande importância para a saúde pública. Estamos todos empenhados para vacinar a maior quantidade possível de cães e gatos, e protegê-los contra essa doença letal que tem alto índice de mortalidade”, explicou a gestora da pasta.
No ano passado, foram vacinados cerca de 16 mil animais. Este ano, a expectativa é de que 30 mil sejam imunizados.
Para o coordenador de Zoonoses da SMS, Luís Cláudio Moura, é imprescindível a participação e colaboração de todos na campanha, uma vez que o maior desafio é conscientizar a população sobre a gravidade da raiva e a importância da vacinação. “O movimento está intenso e a gente está ofertando a vacina para que o maior número de tutores consiga imunizar os seus animais. A gente protegendo o animal, também se protege”, disse o coordenador.
A Coordenação de Zoonoses da SMS mantém parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e disponibiliza vacinas para uso rotineiro no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), ao longo do ano.
A tutora de Romeu, Ivone Lemos, não perdeu tempo e logo pela manhã já levou seu cãozinho para vacinar. “Eu acho muito importante vacinar nossos pets, cuidar deles, porque é como se fosse um membro da nossa família. E o local de vacinação perto de caso ajuda muito a comunidade”, disse a moradora do bairro Candeias.
A administradora Fabiana Rodrigues levou seus dois cães, Drex e Ted, para vacinar. “Ao meu ver é muito importante para a saúde deles estar com o cartão de vacinação em dia, sendo sempre acompanhado. Muitos tutores não têm como pagar pela vacina e, com essa gratuidade, pode ter acesso. O passeio de hoje casou com a vacina”, destacou.