
Mais qualidade de vida nos quatro cantos da cidade é o que a Prefeitura de Vitória da Conquista garante ao revolucionar a infraestrutura de loteamentos cujos moradores conviviam por décadas com a lama e a poeira nas portas de suas casas. Nos últimos dois anos, o Governo Municipal realizou intervenções em diversos bairros e loteamentos, além de realizar obras de drenagem e pavimentação asfáltica para resolver transtornos antigos. Foram décadas de espera até a solução chegar.
A Prefeitura executou importantes obras de infraestrutura nos loteamentos Bateias 2, Jardim Guanabara, Cidade Modelo, Vila Marina, Panorama, Porto Seguro e Bela Vista. As intervenções foram realizadas por meio do Acelera Conquista, o maior programa de infraestrutura da história de Vitória da Conquista, que também beneficiou a população do município com outras obras, a exemplo da revitalização da Avenida Brumado, Cristo da Serra do Periperi, Parque Lagoa das Bateias, entre outros espaços públicos.
Os recursos foram provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), cujo contrato foi realizado entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e a Caixa Econômica Federal (CEF), que disponibilizou R$ 160 milhões para a realização de obras estruturantes na cidade e na zona rural.
Moradores dos loteamentos contemplados pelas obras sonhavam, ano após ano, com a chegada da drenagem e do asfalto. Um dos loteamentos contemplados, o Bateias 2, localizado no bairro Zabelê, recebeu serviços de macrodrenagem, pavimentação e sinalização em 27 ruas. Foram mais de 10km de asfalto apenas nesse loteamento, totalizando mais de 72 mil metros quadrados.
Morador do Bateias 2 há 5 anos, Renato Macedo disse que antes a situação era bem difícil, convivendo com a lama e a poeira, e que agora sabe o que é ter qualidade de vida. “Foi a realização de um sonho. Eu não esperava o asfalto chegar assim, foi ótimo demais. Foi maravilhoso, a qualidade de vida é totalmente diferente. Agora meus filhos podem brincar na porta de casa porque não tem mais poeira, né? Diminuiu totalmente! Também não tem mais lama. Aí ficou bom”, comemorou o morador.
Há 10 anos, Valéria da Silva reside no Bateias 2. Ela relatou que era comum a filha Ariane, de 7 anos, e ela própria adoecerem por conta da poeira, e lembrou dos transtornos causados pela falta de infraestrutura nas ruas. “A diferença é muito grande, a gente vivia aqui no sofrimento. Quando chovia era lama, era buraqueira, carro não passava. Por causa da poeira, a gente adoecia direto, minha filha já ficou internada durante quatro dias, antes do asfalto chegar. Graças a Deus melhorou 100%. Antes, a gente não podia nem sair na rua”, declarou.
Entre os materiais utilizados para garantir a qualidade do serviço executado estão a aplicação do asfalto do tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Frio ou Asfalto Usinado a Quente), comum em rodovias por oferecer alta resistência, boa impermeabilidade e alta durabilidade. Todo o trabalho executado nos loteamentos teve a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).
Além dos loteamentos que receberam drenagem e pavimentação asfáltica, a Prefeitura também realizou, no mesmo período, a recuperação de diversas ruas em diferentes bairros da cidade, por meio do recapeamento asfáltico, com a utilização do asfalto CBUQ. Entre os locais beneficiados com a ação estão o Iracema, São Vicente, Jurema, Alegria, Ibirapuera, Urbis V, Urbis VI e bairro Brasil.
Fonte: [Prefeitura de Vitória da Conquista](https://www.pmvc.ba.gov.br/governo-municipal-garante-mais-qualidade-de-vida-a-moradores-apos-investimentos-em-obras-de-infraestrutura/)