
Suas na Comunidade atende população de Cabeceira do Jiboia
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou a 12ª edição do programa Suas na Comunidade 2025, neste domingo (3). A ação aconteceu na quadra poliesportiva de Duas Vendas e atendeu moradores do distrito de Cabeceira do Jiboia e dos povoados Lajedinho, Brejo, Fazendinha, Duas Vendas, Periquito, Jiboia 1 e Corredor do Bonito.
Durante o evento, cerca de 90 pessoas tiveram acesso a serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), da Política de Habitação de Interesse Social, da Secretaria de Políticas para Mulheres, do Desenvolvimento Rural e da Ouvidoria Municipal. Também foi ofertada uma oficina voltada ao mercado de trabalho, direcionada a jovens de 14 a 24 anos, e uma roda de conversa com as mulheres.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o programa tem sido uma ferramenta do Governo Municipal para aproximar os serviços da população mais vulnerável. “O Suas na Comunidade é a assistência social indo bater na porta das pessoas. Ao invés da população ir aos serviços, os serviços vão até as pessoas. Estamos impactando o território rural, facilitando o acesso da população a serviços que são tão importantes na vida delas. A Prefeitura de Vitória da Conquista cada vez mais avança em fortalecer a presença da assistência social nas comunidades onde as famílias mais precisam de atenção”, afirmou o secretário.
O programa é realizado periodicamente em diferentes regiões do município. A equipe conta com articulações locais com lideranças comunitárias e representantes de escolas para organizar as ações e garantir a mobilização da comunidade. Moradora do distrito, Cristiane Sousa representou os moradores na abertura do evento. Para ela, a ação foi fundamental para garantir o acesso da população de forma facilitada aos serviços. “A gente sabe da dificuldade de nós moradores. O Governo trazendo esse projeto aqui para a zona rural, é de muita importância. A gente tem que acordar de madrugada pra ir para Conquista, tem gasto, passagem, depende de ônibus, mas a equipe vindo pra cá foi excepcional. Realmente o Governo pensou na comunidade”, avaliou Cristiane.
Entre os atendidos na ação estava Joaquim de Brito, morador de Cabeceira do Jiboia, que aproveitou a oportunidade para emitir a Carteira da Pessoa Idosa. “É importante sim, em vez de ir lá na cidade vocês vierem aqui na zona rural mesmo. Eu vim tirar a minha carteirinha. Vou utilizar para ir a São Paulo encontrar meu filho”, contou.
Dona Dalvani dos Santos também solicitou a carteira do idoso e relatou estar ansiosa para poder utilizar o benefício. “Primeiro a gente tinha que ir para Conquista fazer as coisas. E vocês aqui fica é melhor para a gente. Eu ia fazer na cidade, mas me falaram que ia ter ação aqui. Então, foi melhor. Eu quero viajar para São Paulo já em dezembro com a carteirinha”, planejou a moradora.
Fonte: [Prefeitura de Vitória da Conquista](https://www.pmvc.ba.gov.br/suas-na-comunidade-governo-municipal-atende-populacao-do-distrito-de-cabeceira-do-jiboia-e-comunidades-vizinhas/)