Sesep realiza força-tarefa para retirada de lixo e resíduos de construção civil em área do bairro Panorama

A equipe de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) realizou, nesta terça-feira (5), uma força-tarefa para limpar uma área que abriga um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para descarte de resíduos da construção civil, localizada entre o bairro Panorama II e o loteamento Santa Cecília. Somente nesta operação, a equipe retirou cerca de 200 toneladas de resíduos.

Embora o PEV seja apenas para receber pequenas quantidades de materiais de construção, a população tem descartado um grande volume de lixo no equipamento, inclusive, de outros bairros, gerando muita sujeira no local e a proliferação de animais e moscas.

Além da sujeira, o descarte irregular de lixo ocasiona problemas ao canal do Santa Cecília, pois, no período chuvoso, a enxurrada da parte alta carreia o lixo, obstrui a passagem da água e provoca extravasamento do canal. Para evitar esse tipo de transtorno, a limpeza é realizada de forma constante pela Prefeitura.

Nelma Nogueira, moradora da Rua Paulino Fonseca e vizinha do canal, expressou sua preocupação com o descarte diário de lixo no PEV. “A Prefeitura tem cumprido seu papel na limpeza, mas é fundamental que a população também colabore, jogando o lixo no lugar certo. Minha casa já foi invadida pela água devido ao excesso de lixo no canal e sofremos muito com isso”, declarou Nelma.

O coordenador municipal de Limpeza, Beto Fagundes, alertou sobre outro desafio enfrentado: a retirada irregular de lixo do contêiner do PEV. “Muitos usuários acabam espalhando resíduos pelo local, o que atrai animais peçonhentos para as casas vizinhas, agravando ainda mais a situação deste local”.

De acordo com o secretário interino de Serviços Públicos, Marcos Almeida, a colaboração da comunidade é fundamental para garantir que o local permaneça limpo. “A prioridade é promover a saúde pública, removendo lixo e entulho. Estamos avaliando a possibilidade de uma intervenção em conjunto com outras secretarias para evitar o acúmulo de lixo e os riscos à saúde pública”, afirmou Marcos.

A Prefeitura tem buscado recursos para viabilizar a pavimentação dessa área onde está localizado o PEV, que faz parte da Avenida Rosa Cruz. Enquanto isso, como solução paliativa, será realizado o patrolamento da área e está em estudo a possibilidade de instalar, no local, um galpão de reciclagem para melhorar a gestão de resíduos.

Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima