
Uma manhã de quarta-feira (6) voltada para o “Planejamento Estratégico nas Vendas”, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), reuniu empreendedores e interessados em alavancar os negócios. O encontro está inserido na programação de encontros quinzenais para orientações e acompanhamentos realizados pela Sala do Empreendedor.
Agente de Apoio à Indústria e Comércio da SMDE, Gilza Marques esteve à frente da oficina, que abordou a importância de estratégias planejadas, formulação da estratégia, plano de ação, competências do líder empreendedor, entre outros.
-
Gilza Marques
“Falar de planejamento estratégico, da importância do planejar para aplicar as técnicas do planejamento estratégico para vender mais e melhor, porque não é vender mais que garante o sucesso da empresa, é vender melhor, ou seja, vender qualidade, vender o que é bom para o cliente, fidelizar o cliente e, logicamente, aumentar seus lucros, prosperar nos negócios”, pontuou a gerente, que esteve à frente da capacitação.
“Para finalizar, eu diria que planejamento estratégico é você saber onde está, para aonde vai, como vai fazer, quem vai fazer, o que isso vai custar e o que eu preciso obter de conhecimento para ele dar certo”, completou.
-
Priscila Moreira
-
Rafael Ferreira
O participante Rafael Ferreira é empreendedor no ramo de alimentos e destacou o tema da oficina para agregar no seu negócio e evitar de cometer eventuais erros. “Talvez se eu tivesse conhecido essa oficina antes, eu não teria cometido alguns erros que cometi, porque a parte prática é muito importante, traz amadurecimento, mas a parte teórica te previne de erros que você vai cometer tanto na parte da administração quanto do atendimento, na parte da precificação dos seus produtos. Então essa oficina é de grande valia para poder aprender sobre isso”, elogiou o empreendedor.
A empreendedora Priscila Moreira também buscou a oficina para se aperfeiçoar, trocar experiências e contatos, e aproveitou para agradecer a oportunidade de adquirir mais conhecimento. “Eu já tive comércio e, como a maioria dos empreendedores, tive problemas e percalços pelo caminho, mas desistir não é uma opção. Então, vamos retomar, ver onde precisamos fortalecer o comércio. Eu acredito que os cursos e esse network ajudam de forma extraordinária. Agradecer por essa oportunidade de estar aqui”, disse.