MPBA realiza homenagem póstuma à servidora Carla Pinheiro França

Realizada na 1ª capacitação continuada dos analistas sociais da Instituição, cerimônia celebrou legado de uma das pioneiras da atuação psicossocial no Ministério Público da Bahia

“Esse é um momento inédito, histórico, que essa Instituição está vivendo, em homenagear o trabalho de uma servidora”. O escritor e jornalista Emiliano José sintetizou assim o evento de homenagem póstuma à servidora Carla Pinheiro França realizado na tarde desta quinta-feira, dia 7, pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), no Salão Nobre da sede da instituição, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A cerimônia integrou a programação da ‘1ª Capacitação Continuada dos Analistas Sociais do MPBA e reuniu cerca de 100 pessoas, entre colegas de trabalho, familiares, amigos e autoridades, que celebraram o legado da primeira psicóloga a compor os quadros da Instituição.

Companheiro da homenageada, o também professor Emiliano José descreveu no seu discurso as características marcantes de Carla França em sua longa e significativa trajetória na defesa dos direitos humanos. “Carla foi sempre, desde a juventude, uma militante, uma indignada contra a violação dos direitos humanos. Respeitava e defendia seus princípios, peitando hierarquias, superiores e superioras. O Ministério Público precisa de outras pessoas como Carla para sacudir, porque as instituições são por natureza conservadoras e, por isso, há sempre necessidade de pessoas, como ela, para remar contra a maré”, afirmou.

Durante a solenidade, o procurador-geral de Justiça Pedro Maia entregou uma placa em homenagem à servidora, recebida por Emiliano José. O chefe da Instituição destacou a contribuição de Carla França para a humanização da atuação ministerial. “Instituições acabam tomando para si a feição de cada uma que passa por elas. O Ministério Público da Bahia tem hoje a cara de Carla França, é no perfil dela que a gente se espelha. Somos uma instituição humana, que busca compreender as pessoas em suas necessidades reais, com capacidade técnica e transversalidade na atuação”, afirmou.

Ele relembrou a experiência vivida ao lado da servidora, quando ambos atuaram em visitas a presídios baianos e pontuou que ela “tinha uma escuta atenta, respeitosa e solidária, uma profissional que se destacou pelo olhar humanístico com que tratava cada situação e cada pessoa”. A cerimônia contou ainda com a exibição de um vídeo institucional que relembrou momentos marcantes da carreira de Carla. E as servidoras Eunice Bastos e Lua Maria Cal compartilharam depoimentos sobre a convivência profissional com a homenageada, ressaltando sua escuta qualificada, sua atuação ética e seu compromisso com os direitos humanos.

Estiveram presentes no evento o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Felipe Freitas; a procuradora-geral de Justiça Adjunta Norma Cavalcanti; o chefe de Gabinete, promotor de Justiça Fabrício Patury; o secretário-geral do MPBA, promotor André Lavigne; o coordenador de Direitos Humanos (CAODH), promotor de Justiça Rogério Queiroz; o reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez; a secretária municipal de Reparação (Semur ) Isaura Genoveva; a presidente do Conselho Regional de Psicologia, Catiana Nogueira; a presidente do Grupo Tortura Nunca Mais na Bahia, Sirlene Assis; o presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Ernesto Marques; a vereadora Marta Rodrigues; representante da Secretaria estadual de Educação (SEC); além de servidores e integrantes de movimentos pelos direitos humanos.

Capacitação

A 1ª Capacitação Continuada de Analistas Sociais da Instituição teve como objetivo aprimorar o trabalho dos profissionais da área social que atuam no MPBA, fortalecendo uma atuação integrada e interdisciplinar com as demais áreas institucionais. “A capacitação é importante para que os servidores do MPBA possam entender quais são as suas necessidades, onde é necessário evoluir, ver o que podemos aprender com experiências múltiplas para avançar no dia a dia. Dialogar é fundamental para o avanço dos trabalhos”, afirmou o promotor Rogério Queiroz. A programação do evento segue até amanhã.

Fotos: Humberto Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima