
Denominado Agosto Azul, este mês é dedicado à promoção de ações preventivas à integralidade da saúde do homem. Este foi um dos temas do discurso da vereadora Lu de Ronny (PV), na sessão de hoje (7) da Câmara Municipal. Ela falou da importância, para este segmento, na realização de consultas médicas e exames para prevenção de doenças. “Saúde não é só ausência de doença e começa pela cabeça: Mente sã, corpo são”, pontuou.
Enfermeira profissional, ela disse que a busca pela assistência médica, neste segmento masculino, não pode ser resumida apenas ao urologista. “(o homem) Deve buscar as mais diversas especialidades”. Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatite, destaca a parlamentar, estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais.
De acordo com o vereador Professor Ivamberg Lima, aproximadamente 16 mil homens morrem no Brasil, por ano, vítimas de câncer de próstata. Ele considerou “bem pertinente o alerta feito pela colega quanto à importância do incentivo aos cuidados com a saúde masculina.
PSF NA LAGOA DA CAMISA
Lu de Ronny também tratou, em seu pronunciamento, de uma reivindicação de moradores da localidade de Lagoa da Camisa, distrito de Maria Quitéria. Eles estão solicitando do poder público municipal que seja implantado um Programa de Saúde da Família (PSF) no prédio onde funcionava a Escola Nilton Tavares Monteiro, que está desativada. Observou que a maior parte da comunidade local é formada por idosos, que mais necessitam de assistência médica.
Em seu entendimento, seria mais cômodo, para eles, que houvesse uma unidade de saúde nas proximidades, “principalmente para tomar vacinas e receberem atendimentos básicos”.
Foto: Rádio Difusora
Fonte: Câmara de Feira de Santana