Castramóvel realizou 28 procedimentos no Nossa Senhora Aparecida nesta sexta. Atendimentos continuam amanhã

Imagem da matéria

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida estiveram no Castramóvel, nesta sexta-feira (8), para castrar cães e gatos. Apenas hoje, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou 29 atendimentos, sendo 28 animais castrados. Os procedimentos continuam neste sábado (9), a partir das 9h.

No Dia Internacional do Gato, comemorado em 8 de agosto, não podia faltar a presença dos felinos. O pequeno Ouro, de 1 ano, foi levado pela tutora Maria Pereira. Ela disse que o motivo maior de castrar o gatinho é “parar com os passeios que ele faz, principalmente nas madrugadas” e falou da dificuldade em conseguir castrá-lo antes.

“Ontem, mandaram pra mim e eu falei: que bom, que agora o meu Ouro vai ser castrado, porque ele é muito passeador. Essa noite mesmo dormiu fora. Acho que estava até sabendo que ele ia ser castrado”, brincou a idosa. Dona Maria também falou da alegria ao saber da chegada do Castramóvel no bairro.

“É importante demais, uma bênção de Deus! Eu fiquei na maior alegria, porque eu já tenho pelejado para castrar esse gatinho, mas não conseguia. É amor, nós temos que cuidar dos animais porque, quando ele chega procurando um abrigo, é porque ele está precisando. O que é que nós temos de fazer? Acolher! Deus se alegra e eles também”, refletiu.

Quem também aproveitou a oportunidade foi a tutora do doguinho Bud, de 3 anos. Cristiane Ferreira chegou cedo para fazer a castração e foi uma das primeiras a receber o atendimento. “Eu já estava querendo levá-lo pra castrar, já tinha visto em algumas clínicas, só que o preço não estava acessível pra gente. E agora surgiu a oportunidade. Eu fiquei sabendo ontem, aí já corri e vim logo cedo. E vou castrar de graça!”, disse animada.

Maria das Graças Silva também aproveitou a castração gratuita realizada pela Prefeitura e levou o cãozinho Tufão, de 7 anos, até o Castramóvel. Ela contou que já queria castrar o doguinho e aproveitou o momento ideal.

“Eu já estava querendo levar pra castrar há muito tempo, mas uma oportunidade dessa ninguém vai perder, né? A unidade móvel tá uma beleza, uma maravilha, muito bom, graças a Deus que inventaram isso. Tudo era difícil, hoje tá tudo fácil. Agora, não castra o animal quem não quer”, declarou a moradora.

Para o atendimento na unidade móvel, os tutores precisam chegar até o Castramóvel com documento com foto e comprovante de residência (original e cópia). Os animais precisam estar em jejum de 12 horas de comida e 2 horas de água. Estando aptos, serão castrados os gatos machos e fêmeas e os cães machos. As cadelas são castradas apenas no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa).

A Semma informa também que o pós-operatório é de responsabilidade dos tutores. As gatas precisarão usar a roupa cirúrgica e, para os machos, a recomendação é o uso do colar elisabetano. Os tutores deverão seguir as orientações do veterinário, bem como o tratamento descrito com antibiótico, anti-inflamatório, analgésico e curativo.

Por meio do Castramóvel, a Prefeitura de Vitória da Conquista já realizou a castração de mais de 1.220 cães e gatos. Com essa ação, o Governo Municipal garante mais saúde e bem-estar para animais de estimação e também realiza o controle populacional dos pets.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima