Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente se reúne com núcleos setoriais para fortalecer diálogo intersetorial

O encontro aconteceu no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca)A Coordenação Executiva do Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC) realizou, na última sexta-feira (8), uma reunião com representantes dos núcleos setoriais das secretarias municipais de Educação (Smed), Saúde (SMS) e Desenvolvimento Social (Semdes), com o objetivo de fortalecer o diálogo intersetorial e aprimorar os fluxos e protocolos de atendimento às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para fortalecer a comunicação entre os núcleos setoriais e os demais integrantes do Sistema de Garantia de Direitos. Também foi deliberada a realização de uma formação direcionada aos profissionais da rede de proteção social, com foco no uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Conselho Tutelar (SIPIA-CT), visando dar maior celeridade ao acompanhamento dos casos que envolvem crianças e adolescentes em situação de violação de direitos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e representante do Poder Executivo na Coordenação Executiva do CMRPC, Michael Farias, a iniciativa visa aprimorar a atuação integrada entre os setores. “Essa articulação garante que todos os profissionais estejam alinhados de forma a assegurar respostas mais rápidas e eficazes às situações de violação de direitos. Essa reunião reforça nosso compromisso com a proteção integral das crianças e adolescentes em Vitória da Conquista”, afirmou o secretário.

Para o coordenador do Núcleo de Prevenção e Monitoramento de Violência nas Escolas da Smed, Rodrigo Ferreira, é fundamental que os diferentes atores da rede de proteção social estejam em constante diálogo. “É fundamental que esses serviços públicos conversem entre si, pois o mesmo aluno atendido pela Educação pode necessitar dos serviços da Saúde e da Assistência Social. O trabalho integrado assegura uma proteção mais efetiva ao cidadão conquistense”, pontuou Rodrigo.

A representante do Grupo de Trabalho de Prevenção e Monitoramento da Violência contra Crianças e Adolescentes da SMS, Lorena Silveira, também reforçou a importância do compartilhamento de informações entre a rede para evitar falhas no atendimento. “Precisamos estar articulados para garantir que não haja falhas nos diferentes pontos da rede, monitorando constantemente o atendimento em Saúde, Educação e Assistência Social”, disse Lorena.

Já a gerente de relação com os Sistemas de Garantia de Direitos e Justiça da Semdes, Satyananda Vaz, ressaltou a necessidade de alinhamento entre os setores. “Nosso objetivo é garantir um acolhimento eficiente que, efetivamente, garanta a proteção dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Para isso, é importante ter um alinhamento entre os núcleos setoriais e demais integrantes da rede”, destacou.

O encontro, realizado no Auditório do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca), contou com a participação do coordenador da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, Jerry Lavelle; da secretária executiva do CMRPC, Yasmin Nardes; dos representantes do Poder Executivo Municipal, Michael Farias; do Sistema de Justiça, Marcos Coêlho; dos Conselhos Tutelares, Dayane Santiago; integrantes do Grupo de Trabalho de Prevenção e Monitoramento da Violência contra a Criança e Adolescente; servidores do Núcleo de Prevenção e Monitoramento de Violência nas Escolas (NPMV) e da Gerência de Relação com os Sistemas de Garantia de Direitos e Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima