Jogos Estudantis: campeões da categoria Anos Finais já foram definidos

Imagem da matéria

Na última semana, foram disputadas as finais dos Jogos Estudantis na categoria Anos Finais. Houve momentos de muita emoção e jogos equilibrados, mas com harmonia e solidariedade entre os estudantes. As disputas, que abrangeram jogos de quadra e de mesa, aconteceram no Ginásio Municipal de Esportes Raul Ferraz.

Nas modalidades de quadra, os campeões foram as seguintes escolas municipais: Frei Serafim do Amparo no vôlei misto; Marlene Flores no futsal masculino; Mozart Tanajura no futsal feminino; Fábio Henrique (Assentamento Chapadão) no baleado misto; Antônio Machado Ribeiro (São João da Vitória) no handebol feminino; Fábio Henrique no basquete feminino; e Vilas Boas Moreira no basquete masculino.

Já nos jogos de mesa, a modalidade xadrez teve como vencedora a Escola Municipal Vilas Boas Moreira, com o aluno Felipe; nas damas, o título ficou com a Frei Serafim do Amparo, com o estudante Juan Pablo; no dominó, a dupla campeã foi a da Mozart Tanajura. No tênis de mesa, categoria 11 a 13 anos masculino, venceu a Escola Municipal Prof.ª Edivanda Maria Teixeira, com Luan Francisco. Na categoria 14 a 16 anos masculino, a vencedora foi a Frei Serafim do Amparo, com Guilherme Vidal; no tênis de mesa feminino, a campeã foi a José Rodrigues do Prado (Pradoso), com a aluna Emily.

Para o coordenador Miqueias Pereira dos Santos, o balanço dos jogos é superpositivo. “Estamos na quarta edição dos Jogos Estudantis. Fizemos um pequeno levantamento do primeiro até o quarto e percebemos que sempre avançamos”, avalia Miqueias.

Uma das novidades na edição deste ano foi a mudança de logística, encurtando as competições para 15 dias. “Foi avaliado positivamente pela equipe de gestores e alunado. Os jogos foram disputados com harmonia e solidariedade, sem acidentes”, observa o coordenador. Considerando a primeira etapa do interclasse, os jogos foram disputados por mais de oito mil alunos, com 39 escolas envolvidas.

Campeão na categoria vôlei misto pela Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, o estudante Felipe Silva dos Santos, 15 anos, comemorou a emoção de participar e ganhar. “Treinamos e jogamos bastante e o nosso esforço valeu a pena”, disse o aluno, que atualmente cursa o 9° Ano.

Para o professor e técnico Benício Lemos, campeão no vôlei misto, a união e o esporte são fundamentais. “Hoje não podemos separar a educação e o esporte. É através desta junção que conseguimos formar o caráter e pessoas de bem para uma sociedade melhor”, opinou o treinador.

Campeão no futsal masculino pela Escola Municipal Marlene Flores, o goleiro Gustavo Oliveira Vasconcelos, 14 anos, foi considerado um dos heróis do título ao defender um pênalti. “Valeu muito a pena, fiquei feliz. Agradeço a Deus”, disse o aluno, também matriculado no 9° Ano.

O professor e técnico Eric Rocha de Oliveira também exaltou as possibilidades pedagógicas da prática esportiva: “O esporte tem um poder transformador de agregar, unir, de passar algumas referências como trabalho coletivo e outras coisas que acabam beneficiando não só na questão esportiva, mas no dia a dia”.

No dia 30 de agosto, acontecem as competições do atletismo. Entre os meses de setembro e outubro, serão realizados os jogos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), período noturno. Em 6 e 7 de novembro, serão os jogos desportivos. No dia 9, será a vez da corrida de rua. Por fim, no dia 14, haverá o festival paradesportivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima