Autoridades municipais alertadas sobre surto de esporotricose em Feira

A atuação de órgãos como a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Zoonoses precisa ser acionada com certa urgência, pelo Poder Executivo, para conter um surto de esporotricose que está ocorrendo em Feira de Santana. O alerta é do vereador Galeguinho SPA (União), que usou a Tribuna da Câmara nesta quarta (13) para solicitar a adoção de providências por parte do prefeito José Ronaldo. A esporotricose é uma micose causada pelo fungo Sporothrix, comumente encontrada em animais, como gatos, e que pode ser transmitida aos humanos. “Precisamos que seja dada a devida atenção a este assunto, porque senão a situação pode se tornar irreversível”, advertiu.

Conforme informou o vereador, há diversos relatos de pessoas que estão com animais em casa com este tipo de doença. Os cidadãos estariam, segundo ele, sem saber a quem recorrer ou qual órgão buscar para obter ajuda. “Feira está tendo um surto tremendo. E precisa ter algum local onde se possa direcionar os animais para tratamento”, cobrou Galeguinho, destacando que mais uma vez está tratando do problema na Casa da Cidadania. “Pedimos ao Executivo para agir, inclusive providenciando tirar do papel o hospital veterinário municipal, prometido durante a última campanha eleitoral”, reforçou.

LUIZ DA FEIRA

O poder público em municípios como Jequié, Vitória da Conquista e Salvador, já oferecem atendimento voltado ao tratamento de animais, diretamente ou através de convênios com clínicas privadas, assegurou Luiz da Feira (PP). Ele defendeu que o Governo Municipal crie mecanismos semelhantes na segunda maior cidade da Bahia: “Aqui em Feira, não temos atendimentos pela Prefeitura. Esta situação precisa ser discutida, pois ontem soube que pessoas estavam fazendo vaquinha para pagar consulta e internação de animais para tratamento”, criticou.

 

Fotos: Acorda Cidade

Fonte: Câmara de Feira de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima