
Em alusão ao Dia do Cardiologista, comemorado em 14 de agosto, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Hospitalar, destaca os avanços na assistência à saúde do coração. Com um número expressivo de atendimentos em cardiologia, tanto na rede ambulatorial quanto no Complexo Materno Infantil do Hospital da Mulher, o município reforça o compromisso com a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças cardíacas.
Somente nos últimos três anos, o Hospital da Mulher registrou mais de 10 mil atendimentos em cardiologia pediátrica, com 1.864 realizados apenas nesse período recente. Já na cardiologia ambulatorial, foram mais de 3 mil pacientes beneficiados por meio dos equipamentos de saúde geridos pela Fundação.
Avanço na estrutura e qualificação profissional
Para o cardiologista Marcelo Pamponet, especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e pelo Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular (DERC), Feira de Santana vem se consolidando como referência regional na área.
“Feira está no caminho certo. Temos profissionais qualificados, equipamentos modernos e uma rede que garante acesso aos mais carentes. Os avanços são positivos e proporcionam diagnósticos e tratamentos eficazes para quem mais precisa”, avaliou o médico, que atua há 15 anos no serviço público.
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, reforça que os investimentos visam ampliar o acesso aos cuidados cardiológicos, com foco na atenção especializada desde a infância.
“O Dia do Cardiologista é um marco importante para celebrarmos nossas conquistas, como a contratação de especialistas, a reforma do bloco neonatal do Hospital da Mulher e a implantação do ambulatório pediátrico com mais de 25 especialidades, incluindo cardiologia pediátrica”, destacou Gilberte.
Ela ressalta que os serviços estão disponíveis nas unidades de saúde com marcação via Central Municipal de Regulação ou agendamento direto nas unidades.
“Oferecemos atendimento especializado diariamente, tanto no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), no Centro de Diagnóstico por Imagem (CMDI I e II), quanto no Ambulatório de Saúde da Mulher e no novo Ambulatório de Pediatria do Hospital da Mulher”, explicou.
Fonte: Prefeitura de Feira de Santana