Semana Mundial de Aleitamento Materno segue até dia 31 no Hospital da Mulher; Câmara apoia a iniciativa

Com o intuito de comemorar a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2025, o Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher (Hospital Inácia Pinto dos Santos) está desenvolvendo, desde o dia 1º deste mês, diversas atividades, integrando profissionais de saúde, estudantes da área da saúde, mães internas e externas, mães doadoras e a comunidade local. As atividades são alusivas à campanha “agosto dourado”, voltada para a conscientização sobre a importância da amamentação.

A Câmara Municipal apoia a campanha e as atividades que vêm sendo realizadas no Hospital da Mulher. “É de grande valia preparar atividades durante todo o mês para conscientizar as mulheres e as mães sobre a importância da amamentação na vida de um recém-nascido, de um bebê. O desenvolvimento e os benefícios que o leite materno proporcionam são inúmeros. Parabenizo a equipe do Hospital da Mulher pelo trabalho desenvolvido”, afirma Marcos Lima, presidente da Casa.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO

Na programação estão atividades como palestras sobre amamentação e colstroterapia (prática que consiste na administração de pequenas quantidades de colostro – o primeiro leite materno – na cavidade oral do recém-nascido), roleta da amamentação, roda de conversa com mães do canguru, curso de manejo da lactação, incentivo ao 4 ° passo: contato pele a pele, dentre outras.

Para encerrar as atividades, no dia 31 deste mês será realizada, a partir das 7 horas, a “Caminhada da Amamentação”, na avenida Noide Cerqueira. “Todos estão convidados para este momento importante, que fechará, com chave de ouro, as atividades que desenvolvemos ao longo do mês de agosto voltadas para a amamentação e a importância do leite materno”, afirma Nadja Maria Campos, enfermeira-coordenadora do Banco de Leite Humano.

Ela aproveita para alertar toda a população, especialmente as mulheres e mães, sobre o leite humano, “que é considerado um alimento ouro”. Diz ainda que “é um alimento natural, renovável e altamente seguro, que o bebê necessita para se desenvolver bem, pois contém substâncias imunológicas que vão protegê-lo de infecções. O leite materno ainda ajuda a diminuir o tempo de internamento do bebê”, declara.

O tema da campanha, esse ano, foi “priorize a amamentação; crie sistemas de apoio sustentáveis”. Para Nadja Campos, é importante que as mães que possuem leite excedente entrem em contato com o Banco de Leite Humano, através do telefone 3602-7156. “Não precisa que ela se desloque até a nossa unidade. Nós temos uma parceria com o Corpo de Bombeiros, e a bombeira vai até a residência dessa mãe, preenche o cadastro com os dados referentes à gestação, e a ensina como retirar o leite e guardá-lo no congelador”, explica.

Então, uma vez na semana, o carro passa na residência da mãe que se cadastrou para coletar o leite excedente, “dando-a um frasco estéreo, luva e touca para que haja a higienização necessária a fim de que o leite não seja contaminado”, ressalta Nadja Campos. A rota do Banco de Leite Humano funciona de segunda a sexta, em horário administrativo.

O leite doado e coletado passa por um teste de qualidade e é pasteurizado, para, só depois ser distribuído para os bebês que estão na UTI e no berçário do Hospital da Mulher – normalmente são bebês prematuros, que não tem condições de sugar no peito da mãe. “Então o leite doado é ofertado a esses bebês para que eles possam sobreviver. Por isso eu costumo dizer: doar leite é doar vida”, complementa Nadja Campos.

Fonte: Câmara de Feira de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima