
No dia 18 de agosto é celebrado nacionalmente o Dia do Estagiário. Para estudantes técnicos e universitários que estão desenvolvendo suas competências para futuramente ingressar no mercado de trabalho, uma das principais oportunidades de crescimento e preparação está nos programas de estágios. Nesse sentido, a Prefeitura Municipal tem um papel fundamental no aprimoramento dos estudantes de Vitória da Conquista.
O Programa de Estágio da Prefeitura tem a função de proporcionar aos estudantes, tanto da rede pública quanto privada, obter experiências práticas em suas áreas de estudo. São oferecidas vagas para nível superior, pós-graduação e cursos técnicos de administração e enfermagem.
Segundo dados da Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP), ligada à Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), atualmente existem aproximadamente 500 beneficiados com o programa de estágio, em áreas como Direito, Administração, Jornalismo, Medicina Veterinária, Engenharia, Pedagogia, Enfermagem, Farmácia, Sistema de Informação, Matemática, dentre outras.
Os estagiários estão alocados por diversas secretarias, além de outros órgãos da Administração Municipal, como Defesa Civil e Procon, e também há estagiários cedidos ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). Eles têm contato diário com situações da atividade profissional de suas áreas de atuação, o que garante tanto o aprendizado quanto contribui para o bom funcionamento dos serviços públicos oferecidos à população. Para se ter uma ideia, 14 estagiários de direito atuam no Procon, sendo 12 de graduação e dois de pós-graduação. Somente no primeiro semestre deste ano, esse grupo foi responsável por 4.296 atendimentos no setor.
Os interessados em estagiar em algum setor da Prefeitura podem enviar currículos diretamente para as secretarias que correspondem com suas áreas de formação, ou também deixar currículo no Núcleo de Estágio, na Gestão de Pessoas — localizada na Praça Joaquim Correia, ao lado dos Correios. Os contemplados recebem uma bolsa, além de um auxílio transporte, que facilita a sua locomoção para o local de estágio.
Gerente de Gestão de Pessoas, Fábio Dantas destaca a importância do Programa de Estágio para o aprendizado para além da sala de aula. “Para muitos, é o primeiro contato que eles têm com a vida profissional. Apresentamos o cotidiano da administração pública, no nosso caso, ao pessoal que está estudando. Alguns já têm uma vivência profissional e buscam o estágio até para complementar a renda. Para a Prefeitura também é importante porque através do estágio a gente consegue identificar talentos. Tanto é que no município a gente tem concursados que estagiaram na Prefeitura, tem gerentes, coordenadores e pessoas em outros cargos que faziam parte do quadro de estagiários, e foi identificado um potencial neles”.
-
Fábio
-
Vilneide
A técnica do Núcleo de Estágio, Vilneide Alves, explica o papel do setor na intermediação entre os estagiários e as diferentes secretarias e órgãos que os recebem. “Recepcionamos esses estagiários, que colocam o currículo nas secretarias específicas dos seus conhecimentos, e observamos quando chega uma comunicação interna de que o setor está necessitando do estagiário. Entramos em contato com o estudante, pedimos a documentação dele e mandamos confeccionar o contrato. Aí, encaminhamos o estagiário para a secretaria que ele vai executar suas atividades. Também cuidamos do recesso remunerado, que eles têm direito, e o desligamento quando o contrato se encerra, a pedido do estagiário ou conforme a necessidade da Prefeitura”.
O acompanhamento dos estagiários é realizado diretamente pelo chefe imediato no setor de locação, juntamente com o supervisor da área de estudo do estagiário.
Da teoria para a prática
Uma das centenas de jovens em início da carreira profissional na Prefeitura é a estudante Dilma Barbosa, que atualmente cursa o 10º semestre da faculdade de Direito e faz estágio na Coordenação de Apoio Técnico Administrativo da Semgi. Dilma afirma que a experiência diária no setor tem ajudado a complementar a formação da graduação, e que os aprendizados serão aproveitados por toda a vida.
“Tenho aprendido muito sobre Direito Administrativo, toda essa parte referente ao processo licitatório, compras diretas, inexigibilidade de licitação. Vou levar muitos aprendizados, não só sobre essa área mais administrativa, o entendimento de como funcionam as compras no âmbito municipal, mas também tenho aprendido muito com as pessoas que estão ali me ajudando, me ensinando a desenvolver um olhar mais consciente e responsável não só para o serviço público, mas para qualquer coisa que me propuser a fazer”.
-
Dilma
-
Ritielle
Já Ritielle Dutra estagiou no setor da Folha de Pagamento, também da Semgi, quando cursava Administração, e agora segue como estagiária de pós-graduação. “Tenho aprendido na prática como trabalhar com a gestão de folha, de pessoas e de dados funcionais, bem como o funcionamento de uma Administração Pública. Complementa o que venho aprendendo na faculdade desde o início da graduação”. A estagiária também destaca a importância da experiência do estágio para o seguimento da vida profissional e pessoal. “Levarei para a vida as amizades feitas, isto é, o networking, a experiência prática no trabalho, bem como o funcionamento do serviço público”.
Dia do Estagiário
O dia 18 de agosto celebra o Dia Nacional do Estagiário, em razão da regulamentação da Lei 6.494, a Lei dos Estagiários, em 1982. Apesar de ter sido substituída em 2008 pela Lei 11.788, que regulamenta e rege os estágios no Brasil, estabelecendo diversos direitos para esse grupo, a data se manteve como um reconhecimento a todos os estagiários que diariamente se dedicam ao exercício de suas funções, crescendo e se desenvolvendo como cidadãos e profissionais.
Levando em conta a importância do programa de estágio e de seus participantes, a Prefeitura Municipal, por meio da Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP/Semgi), realizará no dia 26 de agosto de 2025, às 8h, no Auditório do Cemae, um evento para celebrar e homenagear os estagiários e reconhecer o estágio como modalidade de inserção no mercado de trabalho.
A celebração busca valorizar a atuação dos estagiários no serviço público municipal, proporcionando um momento de integração, reconhecimento e incentivo ao crescimento profissional desses jovens que contribuem significativamente com o desenvolvimento das atividades institucionais.