
Com a proximidade do Festival de Inverno Bahia (FIB), que acontece de 22 a 24 de agosto, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta terça-feira (19), na sede do Samu 192, capacitação da equipe que atuará nos três dias de festa para atendimento ao público.
O treinamento teve como objetivo alinhar o atendimento dos profissionais, além de transmitir conhecimentos sobre os principais procedimentos de emergência, uso de aparelhos, entre outros pontos importantes durante esse tipo de ação. Na oportunidade, também foi apresentado o Manual de Procedimentos Operacionais Padrão da Assistência de Enfermagem/ Protocolo de enfermagem.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, o evento contará com dois postos e cada um deles será contemplado com um grupo formado por médico, enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, e ambos contarão com coordenação de enfermagem. Ao todo, cerca de 25 profissionais de saúde atuarão nesses serviços.
“Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura e o Festival de Inverno Bahia e, hoje, estamos abordando temas como ‘atendimento ao paciente com infarto agudo do miocárdio’, ‘atendimento a uma parada cardiorrespiratória’, e ainda apresentamos o protocolo de enfermagem do município, com o objetivo de treinar os nossos profissionais para melhor assistir ao folião que necessite em algum momento daquela nossa unidade de saúde”, explicou Fernanda. Ainda de acordo com ela, equipes da Vigilância Sanitária e profissionais do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav) também atuarão todos os dias no FIB.
Coordenadora Regional do Samu 192, Graciele Tavares destacou que o Festival de Inverno costuma receber 60 mil pessoas nos três dias de evento, daí a importância do treinamento. “Estamos aqui hoje com a finalidade de integrar forças da Atenção Básica junto com o Samu 192 para atendimento a esse público. Durante o FIB, diversas ocorrências podem surgir, a exemplo de paradas cardíacas, crises convulsivas, hipoglicemias, que é bem comum por conta do excesso de bebidas. Esses profissionais estão aqui hoje com a finalidade de atender da melhor forma a população conquistense, e entendendo o que precisam fazer durante o atendimento de urgência”, disse Graciele.
Durante a formação, os profissionais relembraram as principais manobras de atendimento, como a utilização dos aparelhos que estarão disponíveis nos postos, e como estabelecer o fluxo de atendimento. A oportunidade também foi fundamental para reforçar a importância de manter a tranquilidade, além do alinhamento do que cada profissional deve fazer durante os procedimentos.
Uma das plantonistas do FIB 2025 é a técnica de enfermagem Gisele Lima. Para ela, a capacitação é um momento oportuno para entender procedimentos que ela não costuma lidar no dia a dia. “Como a gente vai trabalhar em um ambiente de festa, com um quantitativo muito importante de pessoas, e a gente sabe que onde tem aglomeração, tem a possibilidade de surgirem inúmeras situações de saúde e emergência, é fundamental o treinamento para a gente ter um norte. Boa parte de nós tem perfil de Atenção Primária de Saúde, então algumas realidades não fazem parte do nosso cotidiano. Quando a gente tem a possibilidade de ter acesso a uma conversa, a um treinamento, diretamente com o Samu 192, como foi o caso hoje, a gente consegue estabelecer uma expertise muito melhor”, afirmou a profissional.