Prefeitura de Juazeiro e IFSertãoPE iniciam cursos de qualificação profissional para juventude com aula inaugural

Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade

Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude (SMJ), em parceria com o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), realizou nesta segunda-feira (18) a aula inaugural dos cursos de qualificação profissional do projeto Juventude Transformando o Futuro. O encontro aconteceu no auditório do CETEP Sertão do São Francisco, no bairro São Geraldo, e reuniu jovens interessados em ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho.

A iniciativa integra o Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional, do Ministério do Trabalho e Emprego, e oferece, nesta etapa, os cursos de Assistente Administrativo e Estética, com carga horária de 200 horas e formato híbrido. A escolha dos cursos, segundo a secretária da Mulher e Juventude, Érica Daiane, partiu de uma escuta da população:

“A gente lançou uma consulta pública, deixou disponível para o pedido e divulgou bastante nas redes sociais para que a população apontasse as dez áreas prioritárias para a gente desenvolver esses recursos. E aí, Assistente Administrativo e Estética foram justamente os mais apontados, dentro da relação que a gente apresentou. E dessa forma que queremos atuar, sempre buscando o que a juventude precisa”, explicou Daiane.

A supervisora do projeto Manuel Querino, Solange Gomes, destacou a importância da parceria. “Nós estamos iniciando uma parceria inédita, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano e a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria da Mulher e Juventude, com essa oportunidade de capacitação de jovens para o mercado de trabalho. Essa é uma parceria muito importante e que teve um apoio significativo e de muito valor para que a gente pudesse então trazer esses cursos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano para a cidade de Juazeiro”, ressaltou.

A estudante Katrine Lima, moradora do bairro Dom José Rodrigues e participante do curso de Assistente Administrativo, enfatizou os benefícios da iniciativa. “Eu posso estar me qualificando no curso, de forma gratuita, tendo uma ajuda de custo também, que é uma coisa muito importante, porque às vezes a gente não faz muitos cursos pela questão do transporte, pela questão do dinheiro, e é uma coisa muito boa”, concluiu.

Com a parceria do IFSertãoPE, as turmas irão funcionar em diferentes polos da zona urbana e rural, descentralizando o acesso e possibilitando que jovens de diversas comunidades participem. A ação representa mais um avanço da gestão municipal na promoção da educação, da cidadania e da autonomia das juventudes.

Fonte: Prefeitura de Juazeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima