
Um levantamento de dados sobre as lagoas e riachos de Feira de Santana, que necessitam de ações e políticas de preservação, está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O registro foi feito nesta quarta-feira (20), na Câmara, pelo vereador Jurandy Carvalho (PSDB), que comemorou a notícia. Segundo ele, a secretária da pasta, Jaciara Moreira, e o diretor de Educação Ambiental, João Dias, intensificaram o trabalho relacionado à proteção destes “patrimônios” naturais do Município. “Estão no caminho certo. Levantando estas informações, vai facilitar a realização do processo adequado de recuperação e preservação”, afirmou.
Estes mananciais, conforme observou Jurandy, estão intimamente ligados à história de Feira, “que nasceu por causa de lagoas como a do Tanque da Nação, onde os tropeiros paravam para dar água ao gado, antigamente”. Esta, protestou, “já deixaram morrer”. O vereador, que faz defesa constante da pauta ambiental no Legislativo, reafirmou sua expectativa de que a iniciativa governamental resulte na recuperação ou preservação de centenas de lagoas da zona urbana ou rural. Dentre as que necessitam de atenção especial, citou a do Berreca (bairro SIM), nascedouro do rio Pojuca; a Lagoa Salgada, a do Subaé e a de São José. Também importantes para Feira, a Lagoa do Lajedinho e a Lagoa Grande, já passaram por recuperação, respectivamente executada pelo Governo Municipal e pelo Estado.
Já a Lagoa de Chico Maia, situada entre os bairros Pampalona e João Paulo, se encontra em situação mais complicada, avaliou Jurandy Carvalho. É que a região foi alvo de muita invasão voltada a construções. “Nos deixa tristes, pois até condomínio construíram, afetando as margens da lagoa. E ocorrem muitas destas construções em Área de Preservação Ambiental, a chamada APA. O poder público precisa tomar conhecimento”, reclamou. A preocupação, conforme explicou, tem a ver com a influência “que o descaso ambiental exerce na qualidade de vida da população”. Na medida em que se faz corredores verdes, por exemplo, “se consegue proteger a natureza e as pessoas”.
Participante de uma das vistorias realizadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, o vereador Zé Curuca (União), confirmou a presença do ambientalista João Dias visitando as lagoas da Terra Dura, a de Antônio Dias e de Humildes. “Esperamos que o prefeito realize o resgate de todos estes mananciais, porque estão morrendo”, solicitou. Além de preservar um bem natural, a revitalização motivará práticas saudáveis como o cooper, caminhadas e uso de bicicletas, disse Zé Curuca.
Foto: Izinaldo Barreto/SEMMAM
Fonte: Câmara de Feira de Santana