Nast promove ciclo terapêutico voltado para coordenadores e gerentes dos Centros de Referência em Assistência Social

O Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho (Nast), vinculado à Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), está promovendo um ciclo terapêutico voltado para o desenvolvimento de habilidades comportamentais com a equipe gestora dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da cidade.

O ciclo, realizado na sede do núcleo, faz parte do projeto “Cuidando de quem cuida”, que visa oferecer suporte aos servidores que trabalham com acolhimento e atendimento ao público. Durante quatro encontros, cerca de 30 participantes têm a oportunidade de trabalhar assuntos como Personalidade, Inteligência Emocional, Comunicação Não Violenta e Liderança.

Nesaa quinta-feira (21), o terceiro encontro teve como foco a Comunicação Não Violenta, tema essencial para melhorar as interações no ambiente de trabalho, e foi ministrado pelas psicólogas, Isabel de Jesus e Leila Lopes.

A psicóloga do Nast, Isabel de Jesus, reforçou que as discussões são aplicáveis a diversos contextos, seja na atividade laboral, seja na vida privada dos participantes. “Aprender a se comunicar melhor e ouvir os outros de um lugar de compreensão é fundamental para desenvolver este trabalho”, afirmou.

A gerente do Cras Nossa Senhora Aparecida, Kelly Newton, uma das participantes, destacou a relevância dos temas abordados e a pertinência com o trabalho de Assistência Social. “Cuidamos dos usuários e dos servidores, e também precisamos ser cuidados. É sempre bom o conhecimento, ouvir os outros colegas e receber a instrução de profissionais que trazem um entendimento mais amplo sobre essas temáticas”, comentou Kelly.

Comunicação Não Violenta

O tema Comunicação Não Violenta (CNV) utiliza o método desenvolvido pelo psicólogo e escritor Marshall Rosenberg para desenvolver, por meio de metáforas e fábulas, técnicas e estratégias para melhorar o relacionamento entre as pessoas.

A CNV tem quatro elementos principais:

– Observação: sem julgamentos

– Sentimento: reconhecer emoções e expressar de maneira genuína

– Necessidade: identificar necessidades que estão por trás dos sentimentos

– Pedido: fazer solicitações claras para atender as necessidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima