Vitória da Conquista se prepara para sediar evento nacional de Mangalarga Marchador

Imagem da matéria

De 27 de outubro a 1º de novembro, Vitória da Conquista será a capital nacional da raça Mangalarga Marchador, quando o município sediará a 18ª edição do Campeonato Brasileiro de Marcha Picada. Pela primeira vez ,o evento será realizado no interior da Bahia. Nesta sexta-feira (22), a prefeita Sheila Lemos recebeu, em seu gabinete, representantes da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e do Núcleo do Mangalarga Marchador do Sudoeste da Bahia, juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, para tratar do evento e de como o Governo Municipal pode apoiar a iniciativa que deve receber mais de 100 haras de todo o Brasil.

Em maio, a diretora de eventos da ABCCMM, Georgina Costa, esteve na cidade com o objetivo de conhecer o Parque de Exposições Teopompo de Almeida. Ela, que já conhecia a cidade, destacou a transformação significativa. “Essa mudança é muito positiva e visível. Para nós, é muito importante a realização de eventos itinerantes como este, pois visam impulsionar a região”, disse.

A diretora da ABCCMM ressaltou ainda a importância da região para a raça Mangalarga Marchador, que conta com criadores tradicionais. Ela também mencionou a infraestrutura local como um diferencial. “Há também boas condições, como uma rede hoteleira de qualidade, bons restaurantes e um parque com uma estrutura muito boa. O acesso também é facilitado com voos para os criadores chegarem, e estradas para os animais chegarem”.

A prefeita Sheila Lemos se mostrou disposta a apoiar o evento e revelou que uma das negociações em andamento é para que a entrada seja gratuita. “Estamos em negociação com a organização para que a entrada seja gratuita, possibilitando que o público, apreciador da beleza dos cavalos, compareça ao Parque de Exposições e desfrute do evento”, completou a gestora.

“Os melhores cavalos do país”

O presidente do Núcleo do Mangalarga Marchador do Sudoeste da Bahia, Fábio de Oliveira Santos, informou que a expectativa é receber mais de 500 cavalos e destacou a alta qualidade dos animais que participarão do campeonato. “Por ser um evento nacional, o Parque de Exposições receberá os melhores cavalos de marcha picada do país. A participação neste evento é restrita a animais previamente qualificados, que conquistaram a credencial em eventos realizados em todo o território nacional”, afirmou. Ele ainda expressou a convicção de que a cidade receberá um grande número de visitantes, impulsionado pela estrutura local e pela receptividade dos conquistenses.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, celebrou a realização do evento: “O Campeonato Brasileiro de Marcha Picada é um evento nacional que quando acontecia no Nordeste, sempre era em Salvador, e trazer para a Vitória da Conquista é um ganho”. Segundo Breno, o evento é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e os criadores da região, que atuam há décadas na criação de cavalos Mangalarga Marchador. “Isso fará deste evento um marco para a nossa pecuária, impulsionando o desenvolvimento de Vitória da Conquista.”, desejou o secretário.

O encontro também contou com a participação do assessor da Secretaria Municipal de Cultura, Alecxandre Magno, da assessora especial Daniele Garcia, do coordenador do setor comercial da ABCCMM, Wagner Fonseca, do vice-presidente do Núcleo, Ademir Filho, e dos diretores regionais Larissa Amaral, João Paulo Pinheiro e Luiz Borges Júnior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima