

Em reunião, o secretário, o supervisor do estágio e os alunos alinharam como serão desenvolvidas as atividades
Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) recepcionaram, nessa segunda-feira (25), oito novos estagiários do curso de Psicologia da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor). Eles irão atuar no Centro Integrado de Direitos Humanos, junto à Coordenação de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, em atividades voltadas à população LGBTQIAPN+. A iniciativa é fruto da parceria entre Prefeitura e Fainor.
A recepção foi conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e pelo coordenador de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, José Mário Barbosa, na sede da Semdes. Este é o terceiro grupo de estagiários recebido pela Coordenação LGBT, que irá desenvolver atividades em conjunto com as equipes jurídica e de assistência social, incluindo atendimentos e visitas técnicas em equipamentos públicos ligados às políticas de assistência social e saúde.

O programa de estágio é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Fainor
Durante o encontro, o secretário Michael Farias deu boas-vindas aos estagiários e apresentou a estrutura da Semdes, destacando que, além da assistência social, a secretaria atua em áreas como habitação de interesse social, segurança alimentar, igualdade racial, direitos humanos de crianças e adolescentes e políticas voltadas à população LGBTQIAPN+. “O estágio é uma oportunidade para que os futuros profissionais ampliem sua visão e compreendam o papel social da psicologia em diferentes áreas. Desejo que cada um aproveite ao máximo essa experiência, contribuindo com seu trabalho e, ao mesmo tempo, aprendendo com as vivências que terão aqui”, afirmou o secretário.
O professor Janderson Carneiro, responsável pela supervisão do estágio, explicou que os alunos estão divididos em grupos, cada um responsável por desenvolver um projeto nos territórios durante o período do estágio. “Hoje, entendemos que a psicologia pode contribuir na formulação de políticas públicas e na produção de cuidado para populações em situação de vulnerabilidade, auxiliando na definição de estratégias e na formação de profissionais mais preparados”, destacou o professor.
-
Ao todo, a coordenação terá 8 novos estagiários
-
O novo estagiário, Ian, e o professor Janderson
Para o estudante do sexto semestre, Ian Monteiro, a expectativa é que o estágio seja um momento de aprendizado e de novas experiências. “Esperamos contribuir com o nosso trabalho e, ao mesmo tempo, aprofundar nossos conhecimentos sobre políticas de direitos humanos. A maioria de nós vinha de experiências voltadas para a clínica, mais relacionadas à saúde e educação, e agora teremos como foco principal os direitos humanos, especialmente a população LGBTQIAPN+. Por isso, nossas expectativas são altas”, relatou Ian.