Gestantes participam de ação do Agosto Dourado na USF do bairro Patagônia

Imagem da matéria

Durante todo mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da campanha Agosto Dourado, tem realizado ações voltadas ao incentivo do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. Este ano, a campanha teve como tema “Fortalecer Profissionais, Nutrir Gerações”. A programação contou, entre outras ações, com a formação de profissionais que atuam na rede municipal de saúde e atividades com grupos de gestantes nas unidades de saúde, como a que ocorreu nesta terça-feira (26), na Unidade de Saúde da Família (USF) Onildo Oliveira, no bairro Patagônia.

Durante a ação, que reuniu gestantes e genitores, a equipe da unidade abordou o tema da amamentação exclusiva, cuidado com as mamas, forma correta de amamentar, orientação sobre o engasgo, violência obstétrica, além de tirar dúvidas dos futuros pais. A enfermeira Isadora Ferreira fez questão de lembrar às futuras mães sobre a capacidade delas de amamentar os filhos. “Se as mulheres são capazes de gerar uma vida com tanta perfeição, todas são capazes de alimentar seus filhos com leite materno, e, para isso, nós oferecemos essas orientações às gestantes que são acompanhadas aqui na unidade, dando a elas o suporte necessário para esse momento tão importante”, explicou Isadora.

Atualmente, a USF Onildo Oliveira acompanha 27 gestantes que contam com acompanhamento de enfermagem e médico desde o período da gravidez até o pós-parto. Para Ana Sabrina Silva, de 26 anos, que está com seis meses de gestação, a expectativa é de que possa amamentar exclusivamente até o seis primeiros meses de vida de seu bebê. “Acompanhei minha mãe amamentando meu irmão, minha irmã amamentando meu sobrinho, e tenho expectativa de fazer o mesmo pela minha filha porque sei que é o melhor alimento para ela crescer forte e saudável”, ressaltou Sabrina.

Para Letícia da Rocha, de 24 anos, grávida de 14 semanas, a palestra foi bem esclarecedora. “Eu tenho um pouco de medo de não conseguir amamentar, por isso, estou assistindo muitos vídeos sobre o assunto e, hoje, a palestra tirou muitas dúvidas. Gostei muito de saber que posso contar com a orientação da equipe do posto, também, nesse momento”, salientou Letícia.

A SMS oferta atendimento para gestantes e puérperas em todas as unidades de saúde das Zonas Rural e Urbana. Caso tenha dúvida quanto a forma correta de amamentar, é importante procurar a unidade saúde mais próxima de sua residência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima