
Formação com os coordenadores pedagógicos e auxiliares de vida escolar
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu mais uma semana de formação para os servidores que atuam nas escolas da rede pública municipal, com o objetivo de realizar qualificação continuada dos profissionais no trabalho pedagógico, de maneira que o resultado final seja o melhor aprendizado dos alunos. Os encontros aconteceram no Centro Municipal de Formação Educacional Prof. Raymundo Vianna.
O Núcleo de Educação Especial e Inclusiva realizou, de 18 a 22 de agosto, formação com os coordenadores pedagógicos e auxiliares de vida escolar, mais conhecidos como “cuidadores”. De acordo com a coordenadora Mara Viana, nessa terceira oficina pedagógica do ano foi trabalhada a importância dos jogos para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Os jogos ajudam a promover o pensamento estruturado, a resolução de problemas e a tomada de decisão”, explicou.
Para a coordenadora da Escola Municipal Péricles Gusmão Régis, Cristiane Prado, foi muito importante a participação dos Coordenadores juntamente com os Auxiliares das Escolas, pois são eles que dão suporte para o progresso dos alunos deficientes. “Os alunos que necessitam de cuidados especiais são os mesmos que necessitam da medição para o aprendizado não só na sala de aula, mas também para os cantos de sua vida”, disse.
- Mara
- Cristiane
- Juliana
Auxiliar de Vida Escolar na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, Juliana Muniz destacou que a importância principal do curso é aprender, primeiramente, e, depoisiormente, mostrar às crianças a importância que ela tem na inclusão da educação cognitiva e até na autoestima de todo mundo. “É de suma importância o envolvimento de todos na educação inclusiva, tanto para os alunos deficientes como também para toda a rede, porque vai além do que se costuma imaginar dentro numa sala de aula”, explicou.

Formação com os coordenadores, monitores e professores da Educação Infantil
“Mulheres de ontem e de hoje: construindo o futuro de Conquista”
Já de 20 a dia 22 de agosto, foi realizada a formação com os coordenadores, monitores e professores da Educação Infantil. A coordenadora Júlia Alves sinalizou que, desde março, está sendo trabalhado o tema que também será aplicado no 7 de Setembro, “Mulheres de ontem e de hoje: construindo o futuro de Conquista”. Segundo ela, essa vertente está sendo discutida para que todos os profissionais estejam envolvidos no conceito, dada a importância da mulher na sociedade.
“O tripé da educação infantil é educar, cuidar e brincar. Muitas vezes, nas creches, os próprios profissionais separam esse tripé. Ou seja, o monitor ‘só’ cuida e o professor educa. E, na verdade, ambos cuidam e educam juntos. A educação infantil é todo um cuidado, é toda uma educação, e tudo voltado para o brincar. Não aquele brincar solto, sem propósito, mas um brincar significativo, planejado, onde podemos observar as ações e poder intervir nas mesmas. Por exemplo, um brincar onde um menino descrimina uma menina ou uma menina rejeita um menino na sua brincadeira, é nessa hora que o professor, a partir de sua observação, intervém nesses aspectos. É desde pequenino, mesmo, que trabalhamos essas questões”.
- Júlia
- Luíza
Monitora na Creche Prascóvia, Luíza Di Paula, considerou a formação muito necessária. “Ajuda tanto quem está entrando agora quanto auxilia aqueles que já estão há mais tempo a lidarem com as adversidades que são encontradas hoje em sala de aula. Atualmente, nos deparamos com vários ambientes, crianças de situações diferentes. Portanto, nos ajuda também a desenvolver e melhorar nossas atividades dentro da sala de aula”, contou Luíza.