
A Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinhas (Sesau) recebeu nesta quinta-feira, 28, a visita técnica da Delegação do Ministério da Saúde e Proteção Social (MSPS) da Colômbia, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). O encontro, coordenado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), integra o processo de cooperação técnica e institucional voltado ao compartilhamento de experiências entre os dois países.
Planejada especialmente para o contexto da reforma estrutural em andamento no sistema de saúde colombiano, a agenda em Alagoinhas foi pautada a partir de três eixos de estudo: a consolidação da Atenção Primária à Saúde (APS); a organização de Redes Integradas de Atenção e Serviços de Saúde, fundamentadas em bases territoriais; e a qualificação do corpo profissional para atender às demandas da população.
No roteiro de atividades construído entre a Sesau e a Sesab, a delegação colombiana conheceu a Unidade de Saúde da Família José Eduardo da Silva, o Centro de Atenção Psicossocial Tom Brasil (CAPS III) e a Policlínica Regional de Saúde de Alagoinhas. A comitiva acompanhou de perto as práticas adotadas pelo município, dialogou diretamente com servidores e usuários do sistema.
A diretora da Associação de Hospitais Públicos da Colômbia, Olga Lucia Zuluaga Rodriguez, elogiou o modelo de gestão implementado no dia a dia da Saúde de Alagoinhas e destacou a interdisciplinaridade do sistema brasileiro em favor de um atendimento mais humano.
“Um ponto importante é a conexão e a articulação que existe entre os diferentes atores da Saúde pública, o que permite trabalhar para o usuário, a família e a comunidade de modo que se percebam os resultados. Trata-se de algo mais eficiente no gerenciamento dos recursos, alocados de acordo com as municipalidades, mas com foco em um mesmo objetivo: a atenção integral aos cidadãos, seus familiares e suas comunidades”, ressaltou Olga.
Segundo o coordenador regional de saúde do Governo do Estado, Rogério Ribeiro Ramos, a vinda dos colombianos ocorreu diante da necessidade de compreender como se organiza a rede de saúde da Bahia. “A região Nordeste foi escolhida para que os visitantes pudessem captar nossas expertises e adaptá-las na Colômbia. O desenvolvimento das ações no Estado, tendo Alagoinhas como referência, mostra que os serviços estão hoje bem articulados. Os municípios compreenderam a estratégia, reconheceram a importância de estruturar suas redes e isso tem se refletido em indicadores bastante positivos, tornando o sistema de saúde baiano exemplo para outros estados e até para diferentes países”.
Representando o prefeito Gustavo Carmo, o secretário municipal de Governo, Anderson Baqueiro, destacou o valor do reconhecimento de Alagoinhas na escolha do Estado para recepcionar a comitiva colombiana. “Estamos em articulação direta com o Governo da Bahia, e essa visita reafirma o papel de protagonismo de Alagoinhas no cenário da saúde estadual. Como mencionado no documento encaminhado ao nosso município, Alagoinhas se evidencia pela relevância e qualidade dos serviços oferecidos à população, fruto do empenho e da dedicação de todo o nosso corpo profissional, que desempenha função essencial nesse processo de excelência”, enfatizou.
O secretário municipal de Saúde, Virgínio Pereira, ressaltou a relevância da cooperação e do compartilhamento de vivências que o encontro proporcionou. “Recebemos esses visitantes com muita alegria, e foi uma grande satisfação a escolha de Alagoinhas tanto pelo Estado da Bahia quanto por instituições internacionais como a Organização Pan-Americana da Saúde, que é um braço da Organização Mundial da Saúde. Esse momento nos trouxe orgulho, por sabermos que podemos contribuir com o trabalho de povos irmãos. Esperamos que as experiências exitosas implantadas aqui possam, de alguma forma, colaborar com outros estados e nações”, concluiu.
Olga Lucia Zuluaga Rodriguez
Fonte: Prefeitura de Alagoinhas