
Com o objetivo de assegurar a qualidade do atendimento e a proteção integral de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), está trabalhando na reestruturação física das unidades de acolhimento institucional do município, e reforçando a segurança desses espaços com a instalação de câmaras de videomonitoramento. As obras começaram na semana passada, após concluir o processo de licitação iniciado em janeiro deste ano, com base no planejamento feito pela Semdes.
“Desde o início do ano, a Semdes vinha desenvolvendo melhorias e já trabalhava na perspectiva de reforçar a segurança nas unidades de proteção especial, como a unidade de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. Com o videomonitoramento, o ambiente ficará mais seguro para os usuários e também para os servidores que atuam nestes espaços”, esclareceu Tainá.

Tainá Alves
Atualmente, o acolhimento de crianças e adolescentes acontece em duas modalidades: acolhimento em unidades municipais e o serviço Família Acolhedora. Nas unidades, crianças e adolescente que tiveram os laços familiares rompidos ou que se encontrem em situação de risco pessoal e social, cujas famílias, temporariamente, não disponham de condições para garantir proteção e cuidado, recebem este cuidado e proteção que lhes são garantidos pela Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Importante ressaltar que o publico acolhido nas unidades de acolhimento e no Serviço Família Acolhedora é acompanhado pela Rede de Proteção Social, sob a supervisão do Poder Judiciário.