
Com o objetivo de zerar demandas atrasadas, a Ouvidoria de Alagoinhas iniciou, nesta quinta-feira, 28, um mutirão especial para resolver casos reprimidos de queixas da população. O plantão especial terá atenção para as notificações do ano de 2024 até agosto de 2025, incluindo as manifestações direcionadas à Comissão de Acesso à informação (Cada).
“Iniciamos com as demandas atrasadas e seguiremos com o mutirão até chegar com as do mês de agosto. Tudo o que estiver atrasado será enviado novamente para os agentes de ouvidoria, já que cada secretaria tem um agente designado pelo gestor. É esse agente que recebe, via e-mail, todas as manifestações e tem um prazo estipulado em lei para nos responder”, informa a gerente da Ouvidoria Geral do Município, Cristiane Santos.
As demandas resolvidas serão enviadas ao Sistema Fala BR, plataforma oficial do Governo Federal para solicitações de acesso à informação e manifestações de ouvidoria. O sistema centraliza serviços como reclamações, denúncias, elogios e sugestões, oferecendo uma experiência rápida e eficiente, com interface intuitiva e de fácil acesso.
“Estamos fazendo esse plantão para que possamos oferecer um serviço de melhor qualidade para o cidadão. Isso gerará respostas com mais celeridade, porque nós somos instrumentos de gestão, e também vai melhorar o serviço público, já que é para cá que vêm as demandas quando elas já não são resolvidas em outra instância”, explica Cristiane.
O ouvidor-geral do município, Márcio Gomes, afirma que tem intensificado as ações para garantir mais proximidade com o cidadão. “Atendendo a uma solicitação direta do prefeito Gustavo Carmo, a Ouvidoria vem passando por uma reestruturação com o objetivo de se tornar mais ágil, acessível e eficaz na resolução das manifestações da população”, diz ele.
Dentre as ações já realizadas, destacam-se a implantação de cartazes com QR codes em pontos estratégicos da cidade, campanhas educativas nas redes sociais, ampliação do Call Center da Ouvidoria, plantões especiais; treinamento da equipe da Ouvidoria; treinamento e parceria com os gentes de ouvidoria para dar celeridade às respostas das manifestações. “Essas ações fazem parte da política de fortalecimento da transparência pública e do compromisso da gestão municipal com a escuta ativa da população”, acrescenta Márcio.
A Ouvidoria é um canal de interlocução entre o cidadão e o governo municipal, recebendo e encaminhando as manifestações da população para as devidas secretarias. O órgão também atua como identificador de problemas e propositor de melhorias contínuas nos processos da gestão.
Canais de acesso à Ouvidoria
Em casos de solicitação, reclamação, denúncia, elogio ou dúvidas sobre os serviços públicos municipais, a Ouvidoria disponibiliza profissionais capacitados para atender à população.
Os cidadãos podem entrar em contato pelos seguintes canais:
E-mail (ouvidoria@alagoinhas.ba.gov.br).
Telefone – 156 (ligação gratuita) ou (75) 3422-3221).
WhatsApp – 75 99850-5783.
Sistema Fala BR
Site – www.alagoinhas.ba.gov.br.
Presencialmente – sala da Ouvidoria no Shopping Laguna, localizado na Avenida Dantas Bião, das 07h às 13h.
Foto: Jessica Miranda / Secom / Alagoinhas
Fonte: Prefeitura de Alagoinhas