Saúde sensibiliza odontólogos da rede municipal para fluxo de atendimento ao paciente tabagista

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na manhã desta sexta-feira (29), uma sensibilização voltada para cirurgiões-dentistas da rede municipal de saúde. O encontro, realizado no auditório da Unifacs, teve como foco o fluxo de atendimento a pessoas tabagistas.

A atividade foi conduzida por Mariana Rios, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Dr. Gutemberg de Almeida (Caps AD), que apresentou diretrizes e protocolos utilizados no acolhimento e tratamento de fumantes no município.

Também participaram do evento o diretor da Rede Própria, Sebastião Oliveira; a chefe da Atenção Primária à Saúde, Verônica Cavalcante; o coordenador da Rede de Saúde Mental, Joadson Andrade; e a chefe da Divisão Odontológica, Cristina Rosa.

Mariana Rios destacou a importância da capacitação para instrumentalizar os odontólogos, reforçando o papel deles no cuidado e no encaminhamento de pacientes.

“O objetivo da sensibilização é orientar os profissionais da rede de saúde sobre o fluxo de funcionamento e encaminhamento ao Programa de Controle do Tabagismo. Os odontólogos são estratégicos na identificação de sinais do tabagismo na cavidade oral, como alteração da cor e do esmalte dos dentes, além de comorbidades e patologias associadas”, explicou.

A enfermeira referência em Saúde Mental/Tabagismo, Cristiane Bastos, também ressaltou a relevância da iniciativa.

“Esse momento é muito importante porque dados e estudos demonstram que um aconselhamento rápido, durante uma consulta de rotina com um profissional de saúde, pode ser o ponto de partida para o fumante decidir parar de fumar”, destacou.

155 pessoas em tratamento no Caps ad

No Caps AD o acesso ao tratamento ocorre tanto por demanda espontânea quanto por encaminhamentos. No entanto, é fundamental que o paciente reconheça a necessidade e se disponha a participar do processo, tornando-se protagonista do seu cuidado.

“O tabagismo é uma doença crônica que exige acompanhamento contínuo e apoio multiprofissional. Nosso objetivo é oferecer ao paciente condições para abandonar o cigarro, respeitando o seu tempo e suas dificuldades”, afirmou Mariana Rios.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para iniciar o tratamento, basta manifestar interesse e apresentar cópias do RG, do cartão do SUS e do comprovante de residência, já que o atendimento é exclusivo para moradores de Feira de Santana.

O tratamento inclui tanto o uso de medicamentos quanto abordagens não medicamentosas, como grupos terapêuticos voltados para aconselhamento e apoio coletivo. 

Atualmente, 155 pacientes estão em acompanhamento específico para o tabagismo, seja com o objetivo de cessar ou reduzir o consumo. A maior parte desse público é composta por mulheres acima dos 45 anos.

“Além desse público, há também pacientes que utilizam o cigarro associado a outras substâncias psicoativas, especialmente o álcool, o que compõe um número ainda maior de atendimentos”, acrescentou a coordenadora.

Fonte: Prefeitura de Feira de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima