
Na quarta-feira (27), o Hospital Metropolitano, unidade do Governo do Estado da Bahia administrada pela Santa Casa Ruy Barbosa, recebeu uma apresentação especial do Coral Tereza Britto, sob a regência do maestro Márcio Medeiros, da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). A atividade aconteceu nas enfermarias e na recepção, levando música e acolhimento para pacientes, acompanhantes e colaboradores.
Para o maestro Márcio Medeiros, a ação foi motivo de grande alegria para o grupo. “O coral conseguiu quebrar a tensão de quem vivia momentos difíceis. Isso também chegou aos nossos corações. Vimos pessoas saindo, outras sentindo dor, muitas aguardando por algo bom acontecer e, de repente, esse algo bom fomos nós. Essa experiência nos deixou muito felizes”, afirmou o maestro.
Durante a passagem do coral, a emoção se intensificou com um paciente, prestes a receber alta hospitalar, que foi levado às lágrimas ao ouvir o verso “Estamos indo de volta para casa”, interpretação da canção “Mudaram as Estações”, conhecida na voz de Cássia Eller. A coordenadora de Enfermagem, Camilla Garcia, destacou a emoção vivida na enfermaria. Segundo ela, o momento foi marcado por uma atmosfera de esperança e felicidade que envolveu pacientes, acompanhantes e colaboradores.
A coralista Itamar França também destacou a experiência como única: “Não é só cantar. A música toca os corações. Tocou o coração do paciente que vai embora amanhã e tocou o meu, que transmiti a mensagem. Até agora eu choro de emoção”, declarou, emocionada.
O Coral Tereza Britto, da CBPM, empresa presidida por Henrique Carballal, é uma iniciativa cultural que celebra a música popular brasileira, promovendo a arte e a integração por meio de apresentações em eventos institucionais e comunitários.
A ação foi organizada pela Comissão de Humanização do Hospital Metropolitano, que busca proporcionar não apenas atendimento de qualidade, mas também momentos de bem-estar, carinho e conforto dentro do ambiente hospitalar. A música, nesse contexto, tem um papel fundamental: ela acalma, desperta emoções positivas e contribui para aliviar a tensão de pacientes, acompanhantes e colaboradores. E a presença do Coral Tereza Britto levou esperança e alegria aos que precisam. Dessa forma, o coral se torna um verdadeiro instrumento de humanização, oferecendo acolhimento e sensibilidade aos pacientes internados e reforçando a importância do cuidado integral à saúde.
Foto: Clarissa Passos/Santa Casa Ruy Barbosa