Sudesb apoia associações de incentivo ao karatê com transporte para o Campeonato Baiano em Feira de Santana

Ao todo, 102 pessoas irão viajar para o Campeonato Baiano de Karatê 2025, da Federação de Karatê da Bahia (FKBA), que acontece em Feira de Santana, neste sábado (30) e domingo (31), com apoio de transporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Além de atletas, membros das comissões técnicas e responsáveis pelos menores de idade também irão participar e representar associações de incentivo à modalidade.  

Serão 50 atletas da Associação Kombat, de Fazenda Grande do Retiro, que vão partir do Centro Escolar Anamélia, no próprio bairro, para Feira de Santana. A maior parte da delegação é composta por jovens entre cinco e 17 anos de idade. O presidente da instituição, Guilherme Lopes, indica que este é um momento importante para o desenvolvimento desses jovens.

“É importante para mostrar para eles que na vida existe um perde e ganha e que nem sempre seremos vencedores ou perdedores, que há um momento de chorar e a um momento de sorrir”, afirma. Isso é uma continuação da ideia da Associação Kombat, que é “tirar das ruas crianças e adolescentes para que não se envolvam nos caminhos ruins da rua”, diz o presidente da Associação.

Os atletas da Associação de Karatê Tigre Guerreiro (KTG) também irão viajar com apoio da Sudesb. São 21 atletas e cerca de outros 30 nomes entre membros da equipe técnica e responsáveis legais. Eles irão sair da Paróquia Santa Mônica, Quadra C, em Fazenda Grande I, Cajazeiras.

O responsável pela viagem, Daniel Marcos Santana, indica que a participação no torneio é importante para o desenvolvimento desses atletas, especialmente dos mais jovens. “Para essas crianças e adolescentes essa parte social, que é o aprendizado, de aprender a vencer, a buscar vencer seus desafios e principalmente competir. Mesmo que não venham a vencer pelo menos tenham um espírito esportivo de que participar já é uma vitória”, comenta.

Ele reforça também que um evento como este gera pontos para o ranking, o que facilita a busca por benefícios estaduais. Daniel agradece ao apoio da Sudesb neste processo. “Procurar um transporte por conta própria sairia muito caro e daria menos oportunidade a pessoas carentes. Esse apoio da Sudesb faz com que a gente possa levar mais pessoas e colaborar com o crescimento e desenvolvimento na parte educacional, pessoal e esportiva”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima