
As obras da bacia de detenção do loteamento Panorama estão na etapa final. Realizada pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), a escavação da bacia está 88% concluída. Duas das três células previstas já foram finalizadas, e a terceira está em fase de conclusão. A obra está inserida na macrodrenagem do loteamento, que é essencial para o controle e escoamento adequado da água das chuvas.
A estrutura da bacia irá conter a vazão das águas das chuvas e reduzir o risco de inundações na parte baixa da cidade. Além da bacia de detenção, a obra no Loteamento Panorama, realizada pelo Governo Municipal, contempla um conjunto amplo de intervenções em infraestrutura. Mais de 40 vias do loteamento já receberam serviços de drenagem e pavimentação asfáltica.
A bacia possui cerca de 8.800 metros quadrados de área. A escavação foi iniciada em julho de 2024 e, desde então, já desempenha o seu papel de deter a água, evitando alagamentos na região do centro da cidade.
Cada célula terá um desnível de dois metros e meio em relação à outra, para facilitar a redução da força da água das chuvas. Além dessa estrutura, também será feito o plantio de grama no local para evitar erosões no solo.
A próxima etapa da obra da bacia de detenção envolve a construção de um “gabião”, estrutura feita com malha de fios de aço galvanizado, preenchidas com pedras britadas, para estabilizar as células e promover durabilidade e resistência. A Prefeitura também iniciou a instalação de estacas ao longo da bacia. Ao todo, serão instaladas 193 estacas, com 390 metros de execução, para reforçar a proteção de quem trafega próximo ao local.