Atletas profissionais da cidade participam de audiência com prefeita Sheila Lemos para discutir apoio

Imagem da matéria

Uma reunião para discutir mecanismos de apoio aos atletas profissionais da cidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (1º), na sala de reuniões do gabinete da prefeita Sheila Lemos. Do encontro, intermediado pelo secretário municipal de Esportes, Chico Estrela, participaram o ultramaratonista, Isaac Ferraz, a nadadora, Maria Luiza Gusmão, o paratleta, Ilano Couto, entre outros.

Os atletas apresentaram à prefeita suas recentes conquistas e relataram, além da trajetória e desafios no esporte, as dificuldades na busca por patrocínio e visibilidade. A gestora, por sua vez, garantiu aos atletas o apoio institucional da Prefeitura a ser prestado por meio da estrutura e dos equipamentos públicos do município.

Sheila Lemos destacou a recente criação da Secretaria Municipal de Esportes, que, apesar de ainda não possuir orçamento próprio, poderá orientá-los à captação de patrocínios privados e outras parcerias. A expectativa é que as condições de apoio direto aos atletas melhorem com a aprovação do orçamento no próximo ano.

O ultramaratonista Isaac tem mais de 20 anos dedicados a percorrer trajetos acima de 50 km. Ele destaca a importância de buscar apoio para melhor representar a cidade nos grandes eventos. “Os treinamentos são muito árduos, mas a gente vai enfrentando. Venho lá da zona rural, treinando com meus pais desde novinho, subindo montanhas. Hoje consegui consolidar minha marca que agora é de 200 km”, destacou Isaac.

Isaac

Multicampeã e premiada no rol dos melhores de 2024 da natação feminina pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), a jovem Maria Luiza Gusmão reiterou a dificuldade de apoio financeiro encontrada pelos atletas de alto rendimento. “É difícil conseguir patrocinadores, mas a gente sempre está tentando conseguir mais. Tenho o sonho de chegar às Olimpíadas um dia e tento estar na melhor forma. Acordo cedo, vou pra escola, volto aos meus treinos à tarde em uma rotina intensa desde meus sete anos”, acrescentou Maria Luiza.

Pai de Maria Luiza, Ilano Couto se tornou ciclista paratleta depois que sofreu um grave acidente e hoje tem também destaque em competições nacionais. “Ser atleta e pai de uma atleta é um motivo de orgulho muito grande para mim. Ambos se motivam e como sou um atleta muito dedicado, ela acaba seguindo os passos. Para Maria Luiza é um pouco mais complicado por ter que conciliar a infância com um esporte de alto rendimento, mas ela está tirando de letra”, destacou Ilano.

Para o secretário de Esportes, Chico Estrela, os atletas representam muito bem o nome de Vitória da Conquista no cenário nacional e por isto merecem atenção especial dos poderes públicos. “A Secretaria de Esportes está em processo de formação e estamos estudando meios de apoiar estes atletas. Vale lembrar que a SME não é criada para patrocinar atleta, e sim para prestar apoio”, salientou o secretário.

Chico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima