
Temas relacionados à segurança pessoal, corporativa e digital foram debatidos entre os dias 25 e 29 de agosto, durante a Semana da Segurança Institucional do Ministério Público do Estado da Bahia. Como parte da programaçao do evento, o MPBA lançou na última segunda-feira, dia 25, o Portal Centurião, onde estão hospedadas as ferramentas tecnológicas voltadas à segurança institucional. O evento, promovido pela Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), tem como objetivo conscientizar membros e servidores sobre a importância da segurança nos ambientes físico e digital.
A abertura ocorreu na última segunda-feira (dia 25), com a presença do procurador-geral de Justiça Pedro Maia, da procuradora-geral Adjunta Norma Cavalcanti e da procuradora-geral Adjunta para Assuntos Jurídicos, Wanda Valbiraci. O ciclo de palestras foi iniciado pelo promotor de Justiça Mauro Zaque, coordenador da CSI do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), que apresentou o tema “Como não se tornar uma vítima: um guia de segurança pessoal e corporativa”.
A programação contou com a participação de especialistas de diferentes áreas, incluindo o delegado de Polícia Civil Alessandro Barreto (LAB/SENASP/MJ) que abordou a mitigação de riscos na segurança digital; o promotor de Justiça João Santa Terra (MPSP) que falou sobre “Os ativos da instituição ministerial e conceitos fundamentais sobre a teoria da segurança institucional”; e o tenente-coronel da PM e psicólogo Antônio Honorato que discutiu o tema “Segurança com equilíbrio: enfrentando ameaças com preparo e serenidade no ambiente organizacional”. A programação foi encerrada na sexta-feira (29) com um treinamento prático de evacuação na Promotoria Regional de Justiça de Feira de Santana.
Também na semana passada o MPBA intensificou as ações da campanha nacional “MP + Seguro”, lançada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O intuito é fortalecer as práticas de segurança institucional em todas as unidades da Instituição.